Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito palestra no 2º Congresso Mundial de Direito Ambiental de Juízes

Crédito: Arquivo Pessoal

O professor da Escola de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, Gabriel Wedy, participou do 2º Congresso Mundial de Direito Ambiental – Segmento de Alto Nível do Poder Judiciário (em inglês, 2nd World Environmental Law Congress – High-Level Judicial Segment) organizado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês para International Union for Conservation on Nature), realizado entre os dias 08, 09 e 10 de dezembro, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriel palestrou sobre Direito e os Litígios Climáticos no Brasil, objeto de sua pesquisa realizada no Sabin Center for Climate Change Law, como visitante na Columbia Law School, nos anos de 2015 e 2016, em Nova Iorque. O evento contou com a presença de magistrados e juízes de Tribunais Superiores de todo o mundo e teve na sua abertura a participação da Presidente da IUCN, professora Christina Voigt (Oslo University), e do ex-Presidente da entidade e seu secretário-geral, representante do Brasil na COP26, Ministro Antônio Herman Benjamin, membro do Superior Tribunal de Justiça.

No início do mês, como participante originário dos debates realizados no British Institute of International and Comparative Law, em Londres, Gabriel já havia firmado com magistrados de todo o mundo a Declaração sobre Mudanças Climáticas, Estado de Direito e Tribunais que foi apresentada, também, na COP26, em Glasgow, no último dia 02 de dezembro.

Na Unisinos, o professor vai ministrar pelo segundo ano, no primeiro semestre de 2022, a cadeira transversal Justiça Socioambiental, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável disponível para todos os programas de pós-graduação.