Economia em debate

Werner Baer abrirá o ciclo de palestras da Semana Acadêmica da Economia

Inicia, nesta sexta-feira, 07 de agosto, a Semana Acadêmica da Economia. O evento, que acontece anualmente, traz palestras com importantes nomes do cenário econômico brasileiro e mundial.

Quem fará a abertura da série de conferências será o economista Werner Baer, da University of Illinois at Urbana-Champaign. O título da palestra ministrada por Werner, é “External and Internal Obstacles to Brazil’s Economic Growth”. O objetivo de abordar esse tema em um debate acadêmico, segundo o palestrante, é mostrar as importantes características que, parcialmente, levaram o país à crise atual.

“Vou discutir questões como o perene baixo investimento/PIB; a negligência de investimento em infraestrutura; a baixa base de capital humano e a estrutura do sistema educacional; escassa pesquisa e desenvolvimento em percentagem do PIB; e o aumento do endividamento dos consumidores, que era insustentável”, explica. Para Werner, muito do que vemos, na atual situação do Brasil, é resultado desses fatores e da baixa produtividade de muitos setores da economia brasileira, que leva o governo a fazer algumas escolhas difíceis na sua alocação de recursos.

Segundo a coordenadora do curso Gisele Spricigo, o objetivo do evento é buscar a integração entre alunos, professores, Programa de Pós-Graduação e mercado de trabalho. “Esses debates são uma oportunidade de ter contato com novos conhecimentos e assuntos atuais, alinhados ao mercado e à teoria”, destaca.

As atividades promovidas pela Semana da Economia seguem até quinta-feira, 13 de agosto, que é o Dia Nacional do Economista. A agenda, com a programação completa, você pode ter acesso na página de eventos da Unisinos.