Pró-reitores debatem propostas para ciência, tecnologia e inovação

Reunião contou com a participação de candidatos ao governo do Estado

Foto: Aline Reinhardt - ACS Unipampa

Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio Grande do Sul se reuniram com candidatos e representante de três chapas que concorrem ao Governo do Estado neste ano para conhecer e debater suas propostas para ciência, tecnologia e inovação. A agenda dos dias 4 e 5 de setembro promovida pelo Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do RS (FOPROP-RS) incluiu conversas com os candidatos Tarso Genro, Vieira da Cunha e o coordenador de Plano de Governo da candidatura de José Ivo Sartori, João Carlos Brum Torres.

As reuniões ocorreram diante da atenção das três candidaturas à Carta de Santana do Livramento, documento enviado a todos os candidatos que manifesta a solicitação dos pró-reitores de que a pesquisa e a inovação sejam tratadas como política de Estado, e no qual os dirigentes se colocam à disposição para debater a temática da ciência e do desenvolvimento tecnológico na região.

Os pró-reitores manifestaram às três candidaturas sua preocupação de que sejam aportados mais recursos para área de ciência e tecnologia, em virtude de sua função estratégica para o desenvolvimento do Estado; a institucionalização dos programas que já existem e funcionam bem, e a designação de um secretário da área, que tenha familiaridade com a Universidade, bem como a estabilidade deste no cargo.

A Carta de Santana do Livramento foi assinada por 21 pró-reitores de universidades públicas, comunitárias e particulares do Rio Grande do Sul.