Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire

Evento reuniu mais de 60 professores para discutirem sobre o tema

Crédito: Ana Lucia Souza de Freitas

No dia 17 de março, no Campus Porto Alegre, ocorreu o Pré-Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire. A atividade foi promovida pelo grupo de pesquisa Formação de Professores e de Gestores e Práticas Pedagógicas, coordenado pela professora, pesquisadora do Curso de Mestrado Profissional em Gestão Educacional (MPGE).

O grupo vem realizando atividades com o objetivo de aproximar a Universidade da escola, tendo visitado, no ano passado, várias escolas do município de Rio Grande para conversar com gestores e gestoras e conhecer o projeto Escola ComVida.

Resultado desta parceria, estiveram presentes, entre outros participantes, mais de 40 professores municipais de Rio Grande, acompanhados do professor Jorge Satt, diretor da EMEF João Martins de Oliveira, também integrante do Grupo de Pesquisa na Unisinos.

A atividade integrou o calendário de formação continuada da escola João de Oliveira e faz parte da organização para o XX Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, que ocorrerá de 3 a 5 de maio, na Unisinos, Campus São Leopoldo.

O encontro contou com a especial participação do professor Dr. Balduíno Andreola, um dos pioneiros nos estudos sobre Paulo Freire no Rio Grande do Sul, e um dos idealizadores do Fórum de Estudos. Também da cidade de Rio Grande, estiveram presentes as professoras Flávia Gonzales e Daiane Ferreira, que fizeram a leitura da Carta de Rio Grande, resultado do Pré-Fórum também realizado na Universidade de Rio Grande (FURG), no dia 9 de março.

Além de uma apresentação geral do evento, orientando para a inscrição dos participantes, foram realizadas Rodas de Diálogo por eixo temático, contando com a participação da comissão organizadora do XX Fórum, que coordenou as discussões sobre os temas.