Posse x uso: o paradigma do consumismo

Empresas de economia colaborativa quebram barreiras de escala no mundo dos negócios

Você já pensou em quanto tempo a sua garagem permanece ociosa? E se você pudesse alugar esse espaço? Ou até mesmo substituir o carro por um serviço de transporte particular vantajoso e utilizar esse ambiente para outras atividades? Você também pode ceder o sofá para um viajante passar alguns dias em sua casa, conhecer a sua cidade. Ou destinar parte do seu tempo para ensinar alguém a aprender algum idioma que você já conhece, aquela receita de família, talvez tocar violão ou fazer origami. A economia compartilhada permite que você fazer tudo isso.

O grande segredo dos novos modelos de negócio é dar utilidade àquelas coisas que estão sobrando na sua vida. Essa é uma forma de utilizar a tecnologia para fazer negócios que conectam pessoas que oferecem um serviço a pessoas que dele necessitam, de forma sustentável e inteligente. A parte mais legal de tudo isso é que todos podem ser fornecedores e consumidores ao mesmo tempo.

Os novos modelos de negócio nos fazem repensar nossas práticas. A economia colaborativa está transformando todas as áreas, inclusive a sua. E como se adaptar a essa nova realidade? Confira, abaixo, as dicas do professor Oscar Kronmeyer e fique à frente do que acontece no mundo junto com a Unisinos! Acesse: unisinos.br/minhapos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar