Parceria entre Unisinos e SAP gera Pós-Graduação em Design Doing e Métodos Ágeis

A especialização já está formando profissionais para atuar na elaboração, construção e evolução de projetos de inovação

Crédito: GettyImages

A Unisinos, em parceria com a SAP, desenvolveu a Pós-Graduação em Design Doing e Métodos Ágeis. Trata-se de uma especialização que forma profissionais para atuar na elaboração, na construção e na evolução de projetos de inovação, articulando conhecimento oriundo das áreas de gestão, design e tecnologia. O curso prepara o profissional para atuar como protagonista na condução de processos de inovação em diferentes tipos de organizações.

A Pós-Graduação já ocorre há três semestres, e toda a sua concepção foi elaborada em parceria, desde a definição dos conteúdos do curso e formatos dos trabalhos avaliativos, até a composição do corpo docente. Dessa forma, foi possível aliar a robustez de conteúdo acadêmico que a Unisinos possui, com a expertise da SAP na aplicação prática desses conteúdos. Vale lembrar que a Escola da Indústria Criativa da Unisinos é pioneira nos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Design, com foco em Design Estratégico.

A prof.ª. Melissa Lesnovski, coordenadora das edições anteriores do curso, explica que essa especialização forma profissionais para resolver problemas de forma inovadora nas organizações. “Nós organizamos o curso em dois semestres, um deles, focado no Design Doing, ou seja, nas processualidades de design thinking voltado à inovação que podem ser mobilizadas para dentro das organizações”.

Melissa informa que no segundo semestre são trabalhados os métodos ágeis, onde o aluno aprende, na prática, como conduzir processos de inovação de acordo com as mais recentes e consagradas metodologias. “Nessa Pós, os alunos terão a possibilidade de trabalhar de forma prática e colaborativa, assim como são os processos inovadores nas organizações”.

A professora garante ainda uma boa dose de realidade, processos com velocidade e profundidade de mercado, tocados por profissionais com ampla experiência. “Um diferencial desse curso é a parceria com a SAP, multinacional líder de mercado em software de aplicativos corporativos, que trará o melhor de suas metodologias e desafios na prática. Poderemos aprender fundamentos de tecnologia, gestão e design para conduzir processos com segurança dentro das organizações”, conclui.

O Chief Digital Transformation Officer (CDTO) da SAP Labs Latin America, Matheus Souza, afirma que a SAP pretende formar no curso profissionais capazes de liderar projetos de forma híbrida, conciliando o mundo digital com o presencial e também as teorias acadêmicas do design com a realidade prática do que estamos vivendo com a transformação digital. “Essa é uma iniciativa estratégica para a SAP e o Labs, pois nos habilita influenciar e ser influenciado pelo corpo docente do curso, mas principalmente pelos alunos que são os profissionais da atualidade e que representam as necessidades de inovação de suas organizações. É um modo direto e flexível de interagir com o mercado e melhor compreender como levar o DNA da SAP em inovação e transformação digital às pessoas”, destaca o executivo.

A formação é recomendada para profissionais com curso superior nas áreas de administração, tecnologia, design, marketing, comunicação, saúde, engenharia e que tenham afinidade profissional com os temas e que desejam atuar em uma abordagem prática e mercadológica que integra design, tecnologia e inovação.

Para mais informações sobre a Pós-Graduação, clique aqui.