Porto Alegre ganha curso de Direito voltado para a área empresarial

A Graduação da Unisinos integrará o Vestibular de Verão no fim do ano

A Unisinos lançou o curso de Direito em Porto Alegre, a Graduação é voltada para a área empresarial. O evento aconteceu ontem à noite, 15 de outubro, no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras, Porto Alegre). O bacharelado é uma nova oportunidade para os vestibulandos. Aprovado pelo Ministério da Educação, o curso integrará o Vestibular de Verão no fim do ano e terá sua primeira turma em 2016.

O lançamento contou com a presença de representantes do poder público, lideranças de associações e entidades, advogados e gestores jurídicos, líderes empresariais, alunos e ex-alunos da universidade, entre outros. O reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, destacou o momento sendo importante para um diálogo de várias gerações. “Eu creio que esse esforço, é um esforço de reinventar a nossa universidade. Uma das grandes apostas para que continue a ser cada vez melhor. A Unisinos tem a missão de ser reconhecida como uma universidade global de pesquisa”, completou.

Durante o evento, foram assinados convênios do curso de Direito com uma empresa e escritórios de advocacia do Rio Grande do Sul. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/RS, Marcelo Bertoluci, se disse um admirador da Unisinos. “Reconhecemos um trabalho de excelência da universidade. Isso representa a coragem da Unisinos em um momento de crise no país. É muito importante a proposta. As pessoas buscam um forte conhecimento na vida e na carreira. Estamos muito orgulhosos”, afirmou.

O diretor da Unidade de Graduação, Gustavo Borba, destacou que o curso de Direito vem para consolidar ainda mais a história que a universidade constrói em Porto Alegre. “Um curso que tem interação com o mercado e trazendo uma proposta que agrega um valor além do que a gente vê. Mostra a compreensão nossa de que o aluno não pode ser formando só em sala de aula. Eu preciso formar um aluno no campo. Eu preciso formar um aluno no escritório. Eu preciso formar um aluno que sabe atuar em problemas reais. Um curso que trabalha pesquisa, ensino e extensão”, explicou.

Em Porto Alegre, a Unisinos trabalha também na construção do novo campus. O diretor da Unidade de Negócios e Relações Internacionais, Cristiano Richter, falou sobre o empreendimento que tem previsão de término para novembro de 2016. O local vai contar com o prédio acadêmico, com capacidade para até 10 mil alunos, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, teatro, uma área de serviços afins e conveniências, estacionamento, além de um espaço de preservação ambiental. Cristiano destacou também a importância da criação do curso de Direito em Porto Alegre. “Um momento importante para a Unisinos no seu olhar de futuro”, ressaltou.

Os coordenadores do curso, Guilherme de Azevedo e Luciano Timm, apresentaram o cronograma da nova Graduação. Eles explicaram que o objetivo é treinar o profissional do Direito do século XXI para resolver problemas complexos e ser capaz de atuar em organizações globais. “É curso único no Sul do Brasil, com possibilidade de intercâmbio internacional, estágio nos melhores escritórios e empresas. Nossos alunos serão treinados a conhecerem o negócio dos seus futuros clientes, oferecendo soluções práticas e eficientes aos problemas complexos e multidisciplinares com que lidarão na sua profissão”, completou Guilherme.

No próximo ano, o curso de Direito da Unisinos vai completar 50 anos. Em 2015, a Graduação recebeu nota máxima, conceito 5, em uma avaliação de desempenho do Ministério da Educação. Foi a primeira vez que o MEC fez uma visita in loco a um curso que já tem autorização. Com muita tradição, a Escola de Direito conquistou reconhecimento na área de Direito Público, com pesquisas de excelência em Direito Constitucional, Teoria do Direito, Hermenêutica Jurídica, entre outras.

Guilherme explicou que com o curso em Porto Alegre, a Escola aposta em um novo plano voltado para o Direito Empresarial, com foco na formação da advocacia corporativa. “No curso de Porto Alegre, o Direito é colocado em uma perspectiva transdisciplinar, relacionando o sistema jurídico com áreas como a administração, a economia, a contabilidade, a sociologia, indo além das racionalidades mais tradicionais de estudo, em disciplinas como Direito Societário, Tributário, Civil, entre outras”, afirmou.

O curso vai abordar uma metodologia de ensino e pesquisa do Direito com influência norte-americana. “O mercado da advocacia se tornou global, e os nossos alunos serão preparados para pensarem soluções jurídicas para os problemas em escala transnacional. Focaremos na solução de problemas via negociação, métodos alternativos de resolução de conflitos, como arbitragem e mediação”, concluiu Guilherme.

O encerramento do evento foi marcado pela presença do diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil, Marcel Leonardi e do sócio no escritório Carvalho, Machado, Timm, Luz Advogados, Expedito Luz. Eles participam do painel “Advocacia corporativa: desafios e oportunidades”.

Outras informações sobre o curso você confere na página da Escola de Direito ou no site da Unisinos.