TEDxYouth@PortoAlegre

Evento aconteceu hoje, 23/6, no Colégio Anchieta na Capital

Foto: Rodrigo W. Blum

“Pensamento em Movimento” esse foi o tema do TEDxYouth@PortoAlegre que aconteceu esta manhã, 23/6, no Colégio Anchieta. Inspirado na conferência global TED para espalhar boas ideias, o evento reuniu alunos de quatro escolas da Capital e contou com a apresentação do Diretor da Unidade de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba e o professor do Colégio Anchieta, Silvio Almeida.

O TEDxYouth@PortoAlegre teve a participação de oito palestrantes. O primeiro foi o professor de Biologia do Colégio Anchieta, Paulo de Tarso que falou sobre como as habilidades individuais de cada estudante podem ser incorporadas no processo avaliativo. “Todo mundo é muito bom em alguma coisa e ruim em alguma coisa. Aceitem suas habilidades e seus diferenciais. Aceitem e exercitem suas habilidades. No que vocês são bons?”, questionou ao encerrar.

Na sequência subiu ao palco a aluna do Colégio Anchieta, Isabela Welter para falar de Escrita Criativa. “A escrita é uma forma de arte, uma reflexão da realidade”, destacou. Também alunas do Colégio, Laura Thomé e Camila Pires contaram um pouco do canal que têm no YouTube chamado Modaecia38. Quem também dividiu experiências foi Maria da Conceição Braga que trabalha no Colégio e é muito querida pelos alunos. Maria falou da experiência de voltar a estudar depois de 30 anos afastada da sala de aula.

O evento contou com apresentações culturais. A Associação Legato, que visa à inclusão da Pessoa com Deficiência por meio da arte, apresentou o Circo Circense. A Banda Saída, que tocou pela primeira vez há 5 anos no Colégio Anchieta, também fez uma apresentação. A crise no sistema prisional foi assunto no TEDx com a aluna Nina Reckziel. Já Mariana Pistoia, esgrimista suplente nas Olimpíadas de 2016, explicou um pouco do esporte que pratica e da diferença que fez na sua vida.

Foto: Rodrigo W. Blum

O encerramento do evento ficou por conta de duas palestrantes visitantes. Sofia Calderano é aluna do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Ela participa do projeto Teto que busca superar a pobreza nas comunidades precárias. “Experimentei uma sensação muito forte de ser feliz com a felicidade do outro. Quando eu descobri o voluntariado eu entendi a diferença entre ter um objetivo e ter uma causa”, ressaltou.

Quem também veio de fora do estado para participar do evento foi Bárbara Amorim, a estudante é de Mossoró no Rio Grande do Norte. Ela participou do TEDx para contar um pouco sobre seu projeto que consiste na reutilização do saco de papel usado para envolver o cimento, na produção de blocos ecológicos. Bárbara destacou a importância da conscientização das pessoas com o meio ambiente. “A partir do momento que mudamos o pensamento de alguém que joga algo no chão. Isso já é uma mudança mundial porque essa pessoa vai mudar o pensamento de outros colegas. A mudança também está nas pequenas coisas”, concluiu.