De repente… Lisboa!

Grupo de estudantes participa de evento em Portugal

Elisiane: BRUNA, VAMOS PARA LISBOA, VAMOSSSSS! OLHA TEU E-MAIL! OLHA! OLHA!

Bruna: Como assim?

Elisiane: ME RESPONDE, MULHER!

Tempo depois…

Bruna: MEU, EU TO CHOCADA! EU TO CHOCADA!

Esse foi o diálogo após a chegada da notícia: a equipe Other Food estava sendo convidada a participar do Thought for Food Global Summit nos dias 13 e 14 de fevereiro, na cidade de Lisboa, Portugal. Thought for Food (TFF) é um movimento internacional que anualmente promove um desafio acadêmico na busca da resposta de uma questão: “Como alimentar nove bilhões de pessoas até 2050?”. Existem matérias anteriores no portal da Unisinos que contam um pouco da nossa trajetória durante o desafio que ocorreu entre os meses de outubro a dezembro de 2014. O desafio era formado por duas etapas: na primeira, as equipes deveriam apresentar suas ideias inovadoras com o tema para o TFF; na segunda, 10 equipes escolhidas mostram seus projetos para uma comissão julgadora, que decide por três ganhadoras que são premiadas com valores para incentivar a continuidade dos seus trabalhos.

Nossa equipe não foi uma das finalistas (#chateadas), mas, no dia 16 de janeiro, recebemos um e-mail que dizia: “Aqui no TFF, ficamos extremamente impressionados com o excelente conceito do projeto de vocês e a incrível energia ao longo da competição. Então nós gostaríamos de estender o convite a vocês para participarem da nossa Conferência Internacional.” (livre tradução das autoras), o que surpreendeu nossas férias (#alegria). Os próximos dias seriam corridos e cheios de entusiasmo: confeccionar passaportes com urgência, pesquisar sobre o que levar na mala, se levar mala… a rotina virou de pernas para o ar. No final, tudo ocorreu bem e, no dia 12 de fevereiro, estávamos embarcando para o que seria um marco na vida de quatro estudantes brasileiras.

Em terras lusitanas: o evento e os passeios

Quanto à conferência? Difícil definir em palavras a mistura de sentimentos, impressões e motivações geradas em apenas dois dias. Foram momentos únicos de compartilhamentos e aprendizagens, ficamos saturadas de ideias que inovam e impulsionam movimentos em defesa de um direito básico a todos: direito à alimentação. O tema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e combate à fome no mundo é tão pouco abordado e explorado nos espaços acadêmicos que, por vezes, é inevitável o peso de desânimo por um sentimento de ser um ”peixe fora d’água” em pesquisas acadêmicas ou rodas de conversa. Fomos revigoradas a cada experiência relatada por um expositor, ou nos debates ou nos novos vínculos que estabelecemos.

A verdade é que existe muita gente preocupada e compromissada com esse tema. Com a criação do Other Food, tivemos a oportunidade de conhecer pessoas implicadas bem perto de onde estudamos e vivemos, de Novo Hamburgo à zona rural de Porto Alegre. A viagem ampliou ainda mais os nossos pontos de conexão. Agora sabemos que, globalmente, a fome é um tema debatido e combatido das mais diversas formas.

Claro, vivemos nosso lado turista e conhecemos as belezas de Portugal. Lisboa e Porto foram cidades que nos encantaram demais, arquitetura charmosa, pessoas acolhedoras e saborosos pratos. Muito bacalhau, com azeitonas, batatas, e tudo mais que seja possível combinar. Conhecemos castelos e palácios, edificações monumentais que tiram o fôlego pelas vistas, passagens secretas e por alimentar a nossa imaginação: tudo respira história! Após o evento, duas de nós quiseram aproveitar um pouquinho mais do Velho Continente e ainda passaram por Espanha e Irlanda, lugares igualmente lindos e surpreendentes!

Se já tínhamos o desejo de continuar com o projeto, agora, essa vontade intensificou sua força dentro de nós e a consolidação de uma startup na temática da SAN está bem próxima. É impossível ficar à margem dessa discussão, é inevitável não sentir o peso de responsabilidade social de cada um dos cursos desta equipe após ter vivenciado essa experiência e toda a história pregressa que nos trouxe até aqui. Novos colegas do curso da Economia estão interessados em ajudar com o projeto e estamos muito contentes com os horizontes que se apresentam, temos muita expectativa de colher bons frutos coletivos e solidários.