Pesquisa internacional pontua condições de trabalho por plataformas no Brasil

Crédito: Getty Images

Nesta quinta-feira, 17/3, às 9h, ocorre o evento online de lançamento do relatório Fairwork Brasil 2021: Por trabalho decente na economia de plataformas, realizado pelo projeto Fairwork. As inscrições gratuitas são realizadas pelo site: https://fair.work/brasil

O projeto Fairwork é sediado na Universidade de Oxford e no WZB Berlin Social Science Centre e está presente em 27 países. Nas últimas semanas, foram lançados relatórios das equipes de Sérvia, Egito, Alemanha e Gana. No Brasil, a equipe é coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos e conta com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Este é o primeiro levantamento do tipo no país, que classifica como as maiores plataformas tratam os trabalhadores de acordo com princípios de trabalho decente. A pontuação vai de 0 a 10 e considera indicadores de remuneração, condições de trabalho, contratos, gestão e representação. As plataformas analisadas foram Uber, iFood, 99, Rappi, UberEats e GetNinjas.

A partir de uma perspectiva de pesquisa-ação, a metodologia envolveu pesquisa documental, entrevistas com trabalhadores e reuniões com gestores das plataformas. Com o lançamento do relatório, as pontuações, as análises e os princípios podem ajudar na formulação de políticas públicas para a economia de plataformas no Brasil.

No evento de lançamento, a equipe apresentará os resultados desta primeira rodada da pesquisa, incluindo pontuações das plataformas, contexto do trabalho por plataformas no país e desafios futuros. O próximo levantamento publicado pelo Fairwork Brasil está previsto para dezembro deste ano.

O quê? Lançamento do Relatório de Pesquisa Fairwork Brasil
Quando? Quinta-feira, 17/3, às 9h