Os 10 anos da Comunicação Digital: mirar o futuro sem esquecer o passado

Comdig Share reuniu egressos, estudantes e professores no Santander Cultural, em Porto Alegre

Crédito: Bernardo Henz

Uma década é tempo suficiente para transformações digitais ocorrerem. Há 10 anos, por exemplo, o Facebook foi criado, e os verbos curtir e compartilhar não ocupavam tanto espaço na rotina de internautas. Em 2004, o curso de Comunicação Digital da Unisinos, atento às mudanças na área, também engatinhava. Para relembrar os primeiros passos e, principalmente, debater o futuro da graduação, o Comdig Share uniu ex-alunos, estudantes e professores ontem à noite (15), no Santander Cultural, em Porto Alegre.

“A grande dificuldade é conseguir a atenção das pessoas atualmente. Como a gente fará isso? Com experiências entre elas e as marcas”, afirmou César Paz, fundador da agência AG2 Publicis Modem, voltada ao ambiente digital. Além dele, o professor Gustavo Fischer – que liderou a criação do curso de “Comdig” da Unisinos – participou do evento, mediado por Daniel Bittencourt, atual coordenador da graduação.

Ao longo de uma hora e meia de bate-papo, Fischer ressaltou que o mercado da área está aberto a experimentações. Para o professor, a influência que o público exerce sobre as mídias deve ser levada em consideração pelos profissionais. “As pessoas criam as mídias para conversar com elas”, resumiu Fischer, que integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação da universidade.

Em um cenário marcado por constantes mudanças, a inovação, apontou Paz, é fundamental para que as agências digitais prosperem no mercado. Inovação, aliás, é uma palavra que aparentemente está no DNA da AG2. Há 15 anos, quando ele fundou a agência, várias empresas também encontraram na internet um espaço para empreender.

Crédito: Lucas Pereira

Uma década e meia mais depois, segundo Paz, os investimentos de organizações ainda não são expressivos na área. De acordo com o empresário, a maioria das empresas brasileiras destina em torno de 10 a 12% das aplicações em comunicação para o ambiente digital. “As marcas do país preferem investir em meios tradicionais, como em publicidade na televisão”, salientou.

Segundo Fischer, os produtos digitais incorporam características de projetos que foram lançados anteriormente. Portanto, os profissionais da área não devem deixar de lado elementos que causaram transformações no passado. “Uma década hoje vale tanto quanto 50 anos antigamente”, destacou.

As inscrições para o vestibular já estão abertas. Confira o site do curso e saiba mais sobre a Comunicação Digital.