Oficina do Sabor ensina boa alimentação a crianças

Projeto busca promover a alimentação saudável e inserir a culinária no cotidiano das crianças

Uma única tarde foi pequena para tanto entusiasmo. Carinhas curiosas indicavam que descobrir a alquimia culinária é uma aventura que encanta crianças de todas as idades. Num clima de diversão e aprendizado dez meninos e meninas, entre 7 e 12 anos, da instituição Ação Social de Fé participaram de uma oficina para descobrir novos sabores.

“Nunca tinha cozinhado, esta foi a primeira vez, gostei muito da experiência.”

Matheus, 11 anos

O cardápio incluiu nuggets de frango, esfirras de chocolate, batatas sorriso e suco verde, tudo preparado com a ajuda das crianças. Olhinhos atentos para não perder nenhum detalhe das explicações feitas pelas monitoras.

Alguns estavam tendo o primeiro contato com a cozinha, outros já tinham tido a oportunidade de brincar de chef. Na hora de quebrar ovos, Andriele, de 8 anos, foi voluntária e se saiu muito bem na tarefa. “Aprendi com minha avó”, contou orgulhosa. À medida que os quitutes iam ficando prontos, o cheirinho perfumava o refeitório e aguçava ainda mais a fome.

Segundo a coordenadora do projeto Oficina do Sabor, Denise Dadalt, o objetivo dos encontros é promover a alimentação saudável e inserir a culinária na vida prática das crianças, por isso sempre procuram incluir ingredientes mais saudáveis em receitas comuns. “A esfirra foi preparada com farinha integral e os nuggets foram empanados em grãos, como aveia em flocos, linhaça e quinoa, ingredientes que eles não têm acesso, normalmente, e hoje estão tendo a oportunidade de conhecer”, explicou a nutricionista. Oficina do Sabor é uma ação do Projeto Social Banco de Alimentos, que é realizada por alunos dos cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisinos.

Evelyn, 12 anos gostou mais de preparar as esfirras. “As batatas sorriso são mais difíceis de fazer, grudam na mão”. Matheus, 11 anos estava ansioso por experimentar os doces. “Nunca tinha cozinhado, esta foi a primeira vez, gostei muito da experiência”.

Cada pequeno cozinheiro tinha uma expectativa diferente em relação aos pratos preparados, mas ao final todos aprovaram as receitas e comeram com gosto os pratos feitos por eles. Ao final da viagem gastronômica, as crianças levaram a receita para casa.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar