Incentivo à pós-graduação

Prêmio Mérito Acadêmico concede bolsas de lato senso para recém formados

Crédito: Getty Images

Como incentivo à continuidade dos estudos, a Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisinos instituiu o Prêmio Mérito Acadêmico, que concede bolsas integrais para pós-graduação lato senso a egressos que se destacaram na graduação. O reconhecimento é conferido a recém formados que tiveram o maior rendimento acadêmico da turma ou conjunto de turmas de formandos.

Ao todo, 31 pessoas que se formaram em 2018/1 receberam a distinção. Lucas Augsten, graduado no bacharelado em Farmácia, foi uma delas: “Sempre fiz as disciplinas não com a mentalidade de ‘vou conseguir passar?’, mas sim com a de ‘vou conseguir manter ou aumentar minha média geral?’ e, na hora da solenidade, a bolsa me pegou totalmente de surpresa. Eu pretendia ficar só trabalhando por um tempo, mas, com a bolsa, posso continuar estudando em nível superior”, comemora.

Lucas escolheu a Especialização em Relações Internacionais e Diplomacia para complementar sua formação. “Estou interessado em seguir na pesquisa. Já fiz intercâmbio e quero procurar mestrado e doutorado no exterior, por isso, tive interesse nesse curso”, conta. “Com essa especialização, quero ser capaz de fazer pesquisas em colaboração com universidades e institutos de vários países, já que, no mundo globalizado, as fronteiras são cada vez mais só uma formalidade.”

Roberta dos Santos também recebeu o prêmio e comemora o reconhecimento. Egressa do curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, ela agora se prepara para integrar a turma da primeira edição do MBA em Business Analytics em Porto Alegre. “Sensação de dever cumprido e alegria”, diz.

Sobre a relação entre Gestão da Produção Industrial e Business Analytics, ela alega: “O MBA em Business Analytics utiliza a estatística para analisar um grande volume de dados e problemas complexos. Olhando de forma superficial, não se percebe muita interação entre as áreas, porém, parte de uma boa gerência saber analisar, interpretar e trabalhar com os problemas que surgem, independentemente da sua espécie”.