O teatro para bebês

"Cuco – a linguagem dos bebês no teatro" é destinados a crianças com idade inferior a três anos

Crédito: Rafael Casagrande

Com o intuito de trazer o teatro para o universo dos bebês, a Cia. Caixa do Elefante criou o espetáculo “CUCO – A linguagem dos bebês no teatro”. A peça, inspirada na primeira infância, é voltada para o público com idade até três anos. O diretor Mario de Ballentti explica que o teatro para bebês já existe há muitos anos em países da Europa. No Brasil, essa tendência tem crescido, já acontecem festivais em cidades maiores, como RJ e SP; no Rio Grande do Sul, é a primeira montagem de teatro para esse público. A peça se apresenta nesta semana, na Unisinos, a convite da graduação em Pedagogia.

Crédito: Rafael Casagrande

“É legal trabalhar com o público de 0 a 3, pois é uma fase em que os bebês estão investigando muito. Aliás, está no DNA das pessoas irem em direção ao desconhecido e criarem hipóteses. O mundo ainda é muito novo para eles”, ressalta o diretor. A peça teatral foi inspirada nas primeiras experiências dos bebês, do aparecer e desaparecer, por isso o nome. “Tudo foi muito desafiador. Até mesmo o som, a luz e a linguagem de teatro, que não são especializadas para esse público”, conta.

Luciana Viegas, mãe de Isadora de 1 ano e três meses, comenta que adorou ter participado do espetáculo junto à filha. “Fiquei surpresa com a reação dos pequenos, eles permaneceram a peça inteira prestando muita atenção”. O pedagogo e especialista em Educação Infantil, Paulo Fochi, destaca que a importância de um bebê frequentar teatro é tão quanto grande quanto a de um adulto. “É necessário que os pais estimulem seus filhos”, diz.

Crédito: Rafael Casagrande

O pedagogo menciona ser uma experiência estética que proporciona sensações que talvez no cotidiano os bebês não tenham contato, além do aspecto socializador. “Temos de reconhecer que os bebês não são apenas tubos digestivos que só comem e colocam para fora e dormem. Eu, como pedagogo, parto do pressuposto de que o acesso dos bebes ao teatro é um artefato para eles produzirem cultura”.

Fochi, após o espetáculo das 19h, ministrou a palestra “Diálogos entre Pedagogia e Teatro para bebês”, sobre o processo de pesquisa e o direito ao acesso a bens culturais para os pequenos. A palestra apresenta um campo de pesquisa na área da produção cênica para bebês, buscando reconhecer as especificidades da produção cênica para a primeira infância.

Crédito: Rafael Casagrande

Em cena

A peça combina teatro, música, objetos, brinquedos e outros materiais. Na primeira parte, os bebês observam a performance do elenco; e, na segunda, entram em cena para brincar. “Cuco – a linguagem dos bebês no teatro” esteve na Unisinos nessa segunda-feira, 27 de outubro, e apresentará três sessões na quarta-feira, às 15h30, 17h30, 19h30.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar