O encontro entre o passado e o presente

Egressos da ComDig se reuniram cinco anos depois para desenterrar uma cápsula do tempo

Crédito: Arquivo Pessoal

Com a promessa de fazer o passado encontrar o presente em 2022, a turma 2015 da graduação em Comunicação Digital se reuniu no sábado, dia 23/07, para abrir uma cápsula do tempo enterrada há cinco anos. Dentro dela estavam armazenadas cartas com as expectativas, desejos e projeções de futuro dos, agora, egressos do curso. “Lá em 2017, quando surgiu a ideia da cápsula, a gente não imaginava que um ano após a nossa formatura estaríamos enfrentando uma pandemia. Então poder rever todos os colegas depois de três anos foi super especial”, conta Pamella Rodrigues de Almeida.

Crédito: Arquivo Pessoal

A ideia desse projeto surgiu, na época, dentro da atividade acadêmica de Mídias Locativas e Computação Ubíqua, ministrada pelo professor Tiago Lopes, a partir da discussão sobre como os ambientes físicos se mostram cada vez mais atravessados por inúmeros fluxos de informação digital, formando espacialidades híbridas que implodem as fronteiras entre os mundos on e offline.

Foto de 2017. Crédito: Arquivo Pessoal

Para Pamella, ter participado da experiência foi excelente. “Bateu uma nostalgia percorrer o trajeto que fazíamos todos os dias para encontrar o pessoal e desenterrar a cápsula. Eu tinha esquecido completamente do que escrevi na carta e foi ótimo poder ler ela depois desses anos. Não escrevi nenhuma meta ou prospecção para futuro, mas alguns conselhos do meu eu do passado para a Pamella do futuro e fiquei bem feliz em relembrá-los”, conta. Ela até menciona uma curiosidade, que a deixou emocionada: “Eu pedi para que minha irmã me desse um sobrinho ou uma sobrinha e, em agosto do mesmo ano, ela contou que estava esperando uma menina”. A turma concluiu seus estudos em 2018/2 e a formatura aconteceu em março de 2019. Atualmente, Pamella trabalha na área de TI na SAP.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar