Aberta oficialmente a 10ª edição do Prêmio Roser

Maratona de empreendedorismo de inovação busca transformar ideias e projetos de pesquisa em negócio

Crédito: Divulgação

Com o objetivo de incentivar jovens a criar soluções empreendedoras através de projetos de pesquisa, foi aberto oficialmente, nesta terça-feira, 16, a 10ª edição do Prêmio Padre Francisco Xavier Roser SJ de Empreendedorismo de Inovação. Neste ano, a maratona online conta com a participação de 13 equipes. O prêmio é promovido pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) e do Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, com execução da aceleradora Ventiur.

Após dar as boas-vindas aos participantes, o fundador e diretor executivo da Ventiur, Sandro Cortezia, ressaltou a importância da colaboração ao longo dos workshops, mentorias e atividades do prêmio. “Independentemente do estágio de cada projeto, queremos colaborar com a caminhada empreendedora. É uma alegria estar colaborando com esse grupo de empreendedores, que buscam transformar sua ideia em negócio”.

A coordenadora de Startups e Empreendedorismo do Tecnosinos, Marina Silva, parabenizou os participantes pela inscrição na maratona. “Os participantes mostram que tem atitude, com conhecimento e habilidades para crescer. Uma característica importante do comportamento empreendedor é a ousadia e a disponibilidade de correr risco calculado. De nada adianta o conhecimento, se não fizer acontecer”.

Após a abertura, os participantes acompanharam uma palestra sobre Inovação Descomplicada, com o Especialista em Inovação, Marcelo Pimenta. No bate-papo, buscou mostrar que todos somos inovadores e que é possível inovar sem grandes investimentos e sem processos complexos. Com exemplos práticos e cases reais, buscou impacta os participantes, através de um ambiente amistoso e criativo.

Criado em 2012, o Prêmio Roser é uma competição empreendedora inovadora, prática e transdisciplinar aberta a comunidade. Visa fomentar o empreendedorismo de base tecnológica, através da consolidação de modelos de negócios, produtos, processos ou serviços inovadores nas seguintes áreas: tecnologia da informação; automação e engenharia; comunicação e convergência digital; tecnologias para saúde; tecnologias socioambientais.

PREMIAÇÃO DAS EQUIPES

Serão premiados os três melhores projetos, dentro dos critérios de avaliação estabelecidos no edital: Modelagem, Equipe, Potencial de Inovação e Viabilidade Econômica. Serão consideradas a relação entre pesquisa, inovação e empreendedorismo no cenário regional, nacional e internacional.

A equipe vencedora da competição vai receber 6 meses de incubação gratuita na Unitec, visando o desenvolvimento do projeto empreendedor, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e 1 vaga para o processo de Warm Up de pré-aceleração Ventiur. O segundo lugar recebe 3 meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e três horas de mentoria de negócios Ventiur. Já o terceiro lugar recebe 3 meses de pré-incubação gratuita na Unitec, um curso de extensão presencial de até 60 horas de duração para cada integrante na Unisinos e uma hora de mentoria de negócios Ventiur.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar