Nota de falecimento

Pe. Leopoldo Adami, SJ, foi Provincial e colaborou na criação da Unisinos

Crédito: Divulgação

Faleceu no domingo, 28/08, o Pe. Leopoldo Adami, SJ, aos 95 anos. Desde 2015, residia na casa de Saúde São José, em São Leopoldo. De família de 12 filhos, dos quais três jesuítas, um marista e uma freira, ingressou na Companhia de Jesus, em Pareci Novo, RS, em 1946 e foi ordenado em 1958.

Cursou Filosofia e Teologia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo, obteve o título de doutor em Teologia na Universidade Gregoriana, de Roma. Em 1963, iniciou como professor de Teologia Pastoral e ministro dos teólogos no Colégio, onde foi nomeado reitor até 1968. Também foi diretor da Faculdade de Teologia. No mesmo ano, assumiu o cargo de Provincial do Brasil Meridional da Companhia de Jesus.

Como Provincial, Pe. Leopoldo teve importante contribuição na criação da Unisinos, em São Leopoldo, em 1969. Em entrevista concedida em 1999, por ocasião dos 30 anos da Universidade, contou sobre a época da concepção da Unisinos. “Queríamos ver as Faculdades que formavam a maioria dos jesuítas no Brasil num amplo espaço cultural e num diálogo interdisciplinar, assim como acontecia nas universidades europeias”. Nesse sentido, advogando em favor da formação da Universidade, viajou a Roma e conversou com o Superior Geral da Ordem sobre esse projeto e visitou universidades na Europa.

Ele foi também presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB/RS e presidente da Conferência dos Provinciais do Brasil. Após realizar estudos na Europa, Pe. Leopoldo foi nomeado, em 1977, ministro dos teólogos e filósofos, no Colégio Cristo Rei. A partir de 1980, quando o Colégio foi transformado em Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), dedicou-se à orientação de retiros para diversas congregações religiosas, no sul do Brasil.

A Unisinos lamenta o seu falecimento.