Egresso da Unisinos conquista prêmio de fotografia de órgão da ONU

Crédito: Leonardo Savaris

Com a série fotográfica Imigrantes Senegaleses, Leonardo Savaris conquistou o terceiro lugar no Concurso Sul-Americano de FotoMigração: a Migração com Outras Lentes, promovido pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão pertencente à ONU. A competição teve como objetivo prestigiar os trabalhos que mostram a contribuição dos migrantes para o desenvolvimento das cidades e o acolhimento recebido. 

Graduado em Fotografia pela Unisinos, Leonardo passou quatro anos acompanhando os senegaleses que vieram à Porto Alegre, fotografando suas manifestações culturais, festas religiosas e celebrações para documentar a cultura trazida por eles. “Conheci um grupo de pessoas muito abertas, pessoas incríveis, que sempre foram muito gentis comigo. Depois que conheceram o meu trabalho, eu enviava o material para eles e ficou uma amizade. Eu ia aos eventos com sol ou com chuva”, conta. 

Crédito: Leonardo Savaris

A ideia de fotografá-los surgiu de repente na volta de uma pauta em Porto Alegre. “Acabei conhecendo eles no centro da cidade, logo quando vieram para cá. Era um grupo pequeno quando comecei a fotografar e acho que só dois eventos que eu acabei não registrando”, lembra. 

Crédito: Leonardo Savaris

Segundo Leonardo, essa conquista não é importante apenas para carreira dele, mas para todos que se sentem representados por esse momento. “Essa conquista é de todos nós, gaúchos, brasileiros, num prêmio da América Latina. É importante para o país ser premiado por uma organização da ONU. Estamos atravessando barreiras com a fotografia, a literatura, a música, a arte como um todo”, destaca. 

Crédito: Leonardo Savaris

O egresso também recorda sobre a graduação e como ela foi importante para o seu crescimento. “Eu tive os melhores professores. Cheguei na Unisinos muito cru, não sabendo absolutamente nada daquilo que eu estava aprendendo e para mim foi de grande ajuda os professores que eu tive e a própria Universidade no meu desenvolvimento como fotógrafo”, fala. 

Crédito: Leonardo Savaris

As fotos de Leonardo farão parte de uma publicação e de pelo menos uma exposição coletiva promovida pela OIM em um ou vários países sul-americanos. Ele também receberá um exemplar do livro como parte da premiação, além de equipamentos fotográficos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar