Mudanças climáticas: Unisinos realiza estudos para São Leopoldo

Crédito: Getty Images

Reduzir as emissões de gases do efeito estufa e todos os seus impactos em São Leopoldo. Com essas propostas foi concebido o Observatório Municipal das Mudanças Climáticas (OMC), que será operado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam). A Unisinos, por meio dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e do grupo de pesquisa Núcleo de Caracterização de Materiais – NucMat, é a responsável pela prestação de serviços técnicos especializados na operação e no desenvolvimento destes estudos relacionados.  

Os levantamentos serão coordenados pelos professores da Escola Politécnica, Carlos Alberto Mendes Moraes e Feliciane Andrade Brehm; além da pesquisadora e doutoranda, Jaqueline Ramos Grabasck. “Certamente, teremos alunos de graduação, mestrado e doutorado, que serão agregados nessa ação. Serão vários projetos que podem ser trabalhos de conclusão”, complementa Moraes.   

Para a professora será possível envolver profissionais de todas as engenharias, bem como outras áreas de conhecimento. “Pretendemos disseminar essa visão de desenvolvimento sustentável, que envolve o social, o ambiental e o econômico. Também será uma forma de inserir as pessoas no mercado de trabalho e colaborar com o munícipio”, ressalta Feliciane.    

Conforme destaca a pesquisadora, no momento, está sendo realizado a análise de dados já levantados e os cálculos referentes ao inventário de emissões para definir quais ações de mitigação serão implantadas. “Com a realização da pesquisa será possível tornar São Leopoldo uma cidade mais sustentável, visando o bem-estar da população, sem comprometer o meio ambiente”, frisa Jaqueline.   

Estes estudos vão ao encontro da Agenda 2030, que reúne os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).   

As primeiras iniciativas   

Desde novembro de 2021, o grupo da Unisinos vem colaborando com o primeiro inventário de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Essa atividade será apresentada na inauguração oficial do Observatório, prevista para março deste ano. O trabalho entre a Universidade e o OMC terá a duração de quatro anos. 

Crédito: Getty Images

Semestralmente e anualmente, os dados apurados pelo OMC/Semmam e Unisinos estarão disponíveis em uma plataforma para acesso aos órgãos vinculados ao município. Os levantamentos terão a validação do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. “A partir dos problemas apresentados nas pesquisas, será possível avaliar e encontrar as soluções para gerenciamento de resíduos, tratamentos de efluentes, transporte municipal, matriz energética, reflorestamento, entre outras situações”, comenta Moraes. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar