Missa de Formatura

Celebração integra 14 cursos em um mesmo momento de oração

Crédito: Rodrigo W. Blum

Pela primeira vez, a Missa de Formatura reuniu 14 cursos de quatro Escolas da Unisinos: Humanidades; Saúde; Gestão e Negócios; Politécnica. Até o semestre passado, a Celebração dirigida aos formandos acontecia dentro da Capela Universitária e unia no máximo dois cursos. Além disso, a atividade era realizada em uma data próxima à colação de grau do estudante.

A partir de 2018/2, a Missa de Formatura integra vários cursos. Nesse primeiro momento, com base no calendário acadêmico, os formandos estão divididos em dois grandes grupos. Quem tem a data de formatura marcada até o dia 18/1, teve a Missa nessa quarta-feira, 19/12. Quem for colar o grau em final de janeiro, fevereiro e comecinho de março, terá a Celebração Eucarística no dia 10/01. Ambas as atividades acontecem na Galeria Cultural da Biblioteca, às 20h, no Campus São Leopoldo.

Momento de agradecer

A Celebração de Ação de Graças iniciou às 20h com a presença de alunos e familiares, que se reuniram para agradecer a conclusão de uma importante etapa da vida acadêmica, que é a formatura.  Na ocasião, o reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, iniciou sua fala dando boas-vindas a todos e convidando os formandos para irem até o altar e se apresentarem dizendo o nome e o curso no qual estão se formando.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Quando assino cada um dos diplomas penso em quem são estas pessoas e na experiência que tiveram ao logo dos anos na Universidade. A formatura é um momento muito bonito. Quando eu mesmo presido as formaturas volto para casa com o coração cheio de esperança e penso que vale a pena formar os cidadãos do nosso país”, contou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante a homilia, o reitor falou da importância de acreditar no amor num tempo que vemos tanto sofrimento. “O mundo muda pelo amor de Deus, conquistar um diploma também é um gesto de amor. Nos agradecimentos os formandos sempre agradecem o apoio dos familiares e esse apoio também é amor”, destacou.

Ao longo da Celebração, Pe. Marcelo pediu para levantar a mão quem fosse o primeiro diploma da família. “Vocês são a ponta de uma história bonita de homens e mulheres que lutaram para vocês estarem aqui nesse momento. Vamos continuar lutando para que quem vier depois de nós também tenha oportunidades”, afirmou.

No momento das oferendas os formandos levaram até o altar, em procissão, alguns símbolos que representam os anos de estudos na Universidade. Livros, que serão companheiros no exercício da profissão; Flores, que significam as amizades cultivadas nos anos de estudo; Fotografia do Campus, que simboliza o contato com a natureza dentro da Unisinos; Diplomas, que são a habilitação oficial para a profissão que escolheram.

“Jesus nos convida para que a alegria dele seja plena em nossa vida. Que a gente seja um raio de luz que inspira alegria na vida dos outros”, enfatizou o reitor. A Missa de Ação de Graças foi finalizada com um “Parabéns a você” cantando pelos familiares a todos os formandos.