Manifesto em favor da saúde pública e da proteção dos brasileiros e brasileiras

Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira, 16/3, a Escola de Saúde da Unisinos emitiu um manifesto em favor da saúde pública e da proteção dos brasileiros e brasileiras. A nota expressa a posição de professores e pesquisadores da Escola sobre a forma como vem sendo conduzida a pandemia no Brasil.

Confira o manifesto na íntegra:

Manifesto em favor da saúde pública e da proteção dos brasileiros e brasileiras

Nós, professores e professoras, pesquisadores e pesquisadoras da Escola de Saúde da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, do Rio Grande do Sul, manifestamos nossa incredulidade e inconformidade em relação à forma como vem sendo conduzida a pandemia do novo Coronavírus no Brasil. A falta de responsabilidade, comprometimento e articulação na política de combate à disseminação do vírus e de assistência às pessoas atingidas, nos níveis federal, estadual e municipal, está levando a números alarmantes de mortes, ao sofrimento da população brasileira e à exaustão dos profissionais que há mais de um ano atuam na linha de frente.

Até quando seremos obrigados a assistir ao desprezo e ao descaso com tantas perdas, com as orientações e apelos dos profissionais da saúde, dos pesquisadores e com as diretrizes sanitárias e científicas? Quando teremos uma política de vacinação séria e efetiva contra essa pandemia?

Conclamamos nossos concidadãos e instâncias da sociedade civil para que, juntos, manifestemos nossa preocupação e insatisfação, exigindo respostas e ações responsáveis diante desta que se configura como a maior crise sanitária deste século. Esperamos que os poderes constituídos, no Executivo, Legislativo e Judiciário federal, assumam de fato suas responsabilidades e encaminhem soluções efetivas para a crise que estamos atravessando. Urge o apoio consistente aos governadores e prefeitos, uma política integrada de enfrentamento da pandemia, baseada na ciência e, sobretudo, na humanidade e empatia para com a população brasileira.