Revitalização do canteiro central da Avenida Unisinos

Projeto é uma parceria entre Unisinos, Sicredi e a Prefeitura de São Leopoldo

Crédito: Aurora Imagens

Iniciou na última semana os trabalhos de revitalização do canteiro central da Avenida Unisinos. O projeto, que é uma parceria entre a Unisinos, a Sicredi Pioneira e a Prefeitura de São Leopoldo, irá contar com a participação de professores e alunos da graduação da Escola Politécnica. “O desafio aos alunos inclui uma proposta que pode envolver estruturas como: ciclovia, ponto de embarque e desembarque, sistemas de drenagem sustentáveis de água de chuva, ponto de entrega voluntária de resíduos, áreas verdes, etc”, explica Marcelo Oliveira Caetano, professor e integrante do Sistema de Gestão Ambiental da Unisinos (SGA), que complementa: “Atualmente, a Avenida Unisinos é um dos principais acessos de entrada do município de São Leopoldo. Isto justifica transformar este espaço em um local em que a comunidade possa usufruir”, destaca.

Para o gerente de operações da Unisinos, Ademir Lanzoni, a revitalização além de deixar um ambiental mais agradável também trará mais seguranças aos alunos. “Esta revitalização dará uma cara nova para a avenida em frente ao campus. Hoje, o local está mal cuidado e o mais importante a ser destacado é a segurança de nossos alunos, uma vez que o comércio que existia ali, fazia com que houvesse aglomeração de pessoas, assim invadindo a avenida e colocando em risco a vida das pessoas”, diz.

A Sicredi Pioneira, adotante do espaço, terá a responsabilidade de fazer a manutenção do canteiro, incluindo a limpeza completa do local e paisagismo ao entorno, e ainda conta com um projeto para instalação de um relógio. Para a cooperativa de crédito a parceria é importante porque permite contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e revitalização dos espaços públicos. “É a porta de entrada para Universidade e também para a nossa agência. Esta ação está conectada ao nosso propósito que é construir cidades melhores. A ideia é melhorar o ambiente, aproximando a comunidade da nossa cooperativa”, destaca Gabriel Ramirez, gerente da agência Sicredi na Unisinos.

O contrato de manutenção, assinado pela Sicredi em dezembro, tem duração de 12 meses, sendo válido até o final de 2022.