Mais um passo

Unisinos assina protocolo de intenções junto a parceiros

Cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Município, a Fundação Hospital Centenário e a UNISINOS relativo à criação de um cluster regional de saúde:

Na tarde desta quinta-feira, 25 de junho, a Unisinos deu mais um passo para consolidar a união entre instituições da região em prol da saúde. A sala padre Nedel foi palco do encontro entre Unisinos, Hospital Centenário e Prefeitura de São Leopoldo.

As três entidades se encontraram para assinar um protocolo de intenções para a área da saúde na região. A ideia é trabalhar em três dimensões: melhoria e qualificação da rede de saúde básica do município de São Leopoldo, desenvolvimento de um projeto para o Hospital Centenário e a criação de um cluster regional de saúde.

Com a assinatura deste documento o poder público e as instituições se comprometem a dar continuidade a uma parceria de longa data. O objetivo deste protocolo é instituir novos projetos comuns e contribuir com a qualidade de vida dos moradores da cidade de São Leopoldo e da região.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba fez uma breve apresentação da linha de tempo que contextualiza alguns dos mais recentes movimentos relacionados à saúde protagonizados pela Unisinos. Em sua fala, ressaltou a ligação com o Hospital Mãe de Deus, desde 2010; a parceria com a Universidade de Salamanca, firmada em 2012; a aprovação do projeto político pedagógico do curso de Medicina e o aceite do município de São Leopoldo para abrigar o curso, em 2013; o mapeamento e diagnóstico da rede de saúde de São Leopoldo e municípios parceiros, em 2014; e a candidatura da Unisinos ao curso de Medicina, em 2015.

Cerimônia de assinatura do Protocolo de Intenções entre o Município, a Fundação Hospital Centenário e a UNISINOS relativo à criação de um cluster regional de saúde:

Em seguida, o presidente da Fundação Hospital Centenário, Gilso Gotardo falou sobre sua experiência há dois anos e meio junto à prefeitura. “Temos estudado as questões do Hospital Centenário e vimos que o município sozinho não pode fazer o projeto, mas em parceria com a universidade o projeto pode se concretizar”, afirmou.

O prefeito municipal de São Leopoldo, Aníbal Moacir da Silva, também fez uso da palavra destacando a importância deste momento. “Desde a assinatura de São Leopoldo como candidato ao curso de Medicina, essa é a assinatura mais importante para a saúde da região. Estou muito feliz, quero poder ajudar a fazer o vale da saúde”, enfatizou.

O encerramento do evento ficou por conta do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino. “Esse é o momento de olharmos para São Leopoldo de frente, vendo as potencialidades e as dificuldades”. E prosseguiu: “Colocar vários parceiros unidos numa causa leva tempo, e nós estamos avançando passo por passo”. O reitor finalizou sua fala dizendo que há um importante tripé neste projeto, composto pelo plano de uma rede de saúde básica, um hospital escola e um cluster de tecnologia.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar