Liberdade para criar

Projeto de alunos do GIL estimula criação de artes para abridores de garrafas

Que tal criar uma ilustração criativa e ela estampar um produto divertido e útil? Essa é a ideia do Projeto A.19, criado por quatro estudantes – Carlos Spinelli, Felipe Stumpf, Felipe Morsch e Felipe Scozziero – de Administração: Gestão para Inovação e Liderança (GIL) da Unisinos. O produto consiste em um cartão abridor de garrafas no formato de um cartão de crédito para carregar na carteira.  Feito de aço inox, ele contém uma estampa criada por um designer. Chamado de A.19, baseado no artigo décimo nono da Declaração Universal dos Direitos Humanos que garante a liberdade de expressão de qualquer indivíduo, o abridor explora a criatividade, através das ilustrações.

A iniciativa foi desenvolvida no Programa de Aprendizagem 4  (PA), sob a orientação do professor Rodrigo Castilhos. Para Felipe Stumpf, um dos integrantes do grupo, a atuação conjunta com os professores do PA contribui para o desenvolvimento do produto. “Desde a concepção da ideia até a entrega, o produto sofreu mutações, todas elas derivadas dos debates em sala de aula. A cada nova apresentação, ele era lapidado, seja por comentários dos colegas ou por intervenções dos professores”, conta o estudante.

Com parcerias com designers renomados como Fábio Priolo e o israelense Guy Trefler, os alunos desejam apoiar as artes, ou seja, levar aos consumidores artes criativas e divulgar o nome dos designers criadores.  A ideia é que antes mesmo de beber, o ato de abrir a garrafa já seja permeado por cultura e arte. O projeto também é uma forma de dar visibilidade para as criações individuais de cada artista, oportunizando a entrada de designers iniciantes no mercado. Para inscrever sua ilustração, acesse o site do A.19.

Os designers

Guy Trefler – Designer formado pela HIT Coller em Design Gráfico,  o israelense Guy Trefler é a presença internacional no time de designers da A.19. Em seu trabalho final de gradução, Guy afirmou que nada é original, dando início ao projeto Not Mine

Fábio Priolo – Graduado em Desenho Industrial pela Universidade São Judas Tadeu (SP) e pós-graduado em Design Estratégico pela Politecnico di Milano, Fábio é fundador da Oficina Viva.

Audrey Tigre – Audrey Tigre já realizou diversos trabalhos para conceituadas marcas, entre elas: Redbull, Credeal, Bella Gula, Piá, SESC, FIERGS, Unisinos. Além disso, foi responsável pela criação do logo da A.19.

Cassiano Travi – Estudante da Feevale de Novo Hamburgo, Cassiano é membro do time de designers da A.19.