Exposições retratam a história da Enfermagem

O acervo está aberto para visitação do público até 18/5 no Campus Porto Alegre

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nesta segunda-feira, 14/5, aconteceu a abertura oficial das exposições “Indumentária do cuidar” e “Enfermagem negra no Brasil” no espaço Luís Fernando Veríssimo, Campus Porto Alegre. As exposições são partes integrantes da programação da 18ª Semana de Enfermagem da Unisinos, alusiva a Semana Nacional da Enfermagem.

“O curso da Unisinos tem mais de 60 anos de história, e o cuidado ao ser humano é o nosso principal foco. As exposições têm alto grau de visibilidade para o público interno e externo visando trazer conhecimento e releitura das vestimentas utilizadas para o cuidar, além das belas discussões sobre a importância da enfermagem negra do Brasil”, destaca a coordenadora do curso, Aline Pierotto.

As exposições são itinerantes e compõem o acervo do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery – MuNEAN localizado em Salvador, Bahia. “O museu tem a missão de divulgar e resgatar a história da enfermagem no Brasil. Aqui temos um pequeno retrato do perfil na área. Então, aproveitem a universidade que vocês têm. Explorem os professores, não tenham medo de perguntar. O seu passado é a sua história” enfatizou a diretora do MuNEAN, Maria Julia Lemos.

A exposição “Indumentária do cuidar” apresenta a história dos uniformes de 1890 a 1945, traz as vestimentas de Florence Nightingale e Anna Nery. As demais peças contemplam uniformes da Escola Alfredo Pinto, Escola Anna Nery e Cruz Vermelha. A outra exposição “Enfermagem negra no Brasil” resgata a participação de personagens afrodescendentes na história da enfermagem brasileira.

Também estiveram presentes na cerimônia representando o Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul: o presidente, Estevão Finger da Costa; a vice-presidente, Claudia dos Santos; e a diretora, Janaina Rodrigues. Além da conselheira secretária do COREN/RS, Nelci Dias; a diretora do Centro de Desenvolvimento de Práticas Profissionais da Associação Brasileira de Enfermagem, Sandra Leal; a coordenadora da Semana de Enfermagem Unisinos, Ana Maria Cardoso; e o professor do curso de Enfermagem, Joel Mancia.

Ficou interessado em saber mais? O acervo permanecerá aberto para visitação pública até o dia 18/5. A 18ª Semana de Enfermagem da Unisinos conta ainda com uma série de atividades que acontecem no dia 17/5 no Campus São Leopoldo e 18/5 no Campus Porto Alegre.

Confira mais imagens do evento: