Laboratório de pilates é inaugurado na Clínica de Fisioterapia

O novo espaço vai permitir aos alunos de Fisioterapia aulas práticas e desenvolvimento de pesquisas

Crédito: Caroline Müller

O laboratório de pilates foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 31/03, e está localizado dentro da Clínica de Fisioterapia da Unisinos. O espaço é destinado para as atividades acadêmicas e práticas do curso de Fisioterapia, incluindo aquelas com atendimento aos pacientes que procuram a clínica (encaminhados pela rede de saúde ou funcionários da instituição), além do desenvolvimento de pesquisas vinculadas aos trabalhos de conclusão realizados na área. “O laboratório de pilates na nossa clínica será um diferencial que o curso de Fisioterapia terá na comparação com outros cursos da região”, comenta o coordenador da graduação em Fisioterapia, Thiago Dipp.

Crédito: Caroline Müller

Também coordenadora do curso, Ana Paula Barcellos Karolczak explica que o pilates é um recurso terapêutico que possui fortes evidências científicas da sua efetividade em várias situações. “Essa será uma oportunidade para os alunos vivenciarem um recurso útil e efetivo para o cuidado fisioterapêutico. Além disso, a Unisinos segue na sua missão de proporcionar ensino de excelência ao trazer para os alunos a vivência e oportunidade de prática em um recurso tão importante para a Fisioterapia”, fala.

Os equipamentos do laboratório de pilates foram adquiridos em uma parceria com o Instituto Golden e com a empresa MetaLife. O diretor do Instituto, Eduardo Freitas, que também é egresso do curso, fala da importância dessa união com a Universidade. “Retornar à Unisinos com o projeto do laboratório de pilates é uma grande chance de participar ativamente da construção técnica e também cultural de novos profissionais, com melhor qualidade, baseada na ciência e mantendo a responsabilidade e integralidade das ações de forma humana e colaborativa”, destaca.

Crédito: Caroline Müller

A coordenadora da Clínica de Fisioterapia, Patrícia Sant’anna, ainda explica como será feita a utilização dos aparelhos. “O uso dos aparelhos em um primeiro momento será nos atendimentos da Clínica Escola, quando o aluno e o supervisor com a formação no Método Clássico observarem que o paciente será beneficiado na sua condição de saúde”. Ainda durante a inauguração, os três professores, juntamente com o diretor do Instituto Golden, apresentaram os equipamentos aos alunos e pacientes que estavam presentes e celebraram que essa nova fase que vai permitir a produção de mais conhecimento por meio de projetos de pesquisa.

Inscrições abertas

A graduação em Fisioterapia está com as inscrições abertas. Clique aqui e saiba mais.

Para conhecer e se inscrever em outra graduação, acesse unisinos.br/graduacao.