itt Performance marca presença na 23ª edição do Evento Construsul

Equipe apresentou soluções de desempenho em sistemas construtivos inovadores e convencionais no maior evento da construção civil da Região Sul

Crédito: Melissa Alves/Tecnosinos

O Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil – itt Performance marcou presença na 23ª edição do Evento Construsul, uma das principais feiras internacionais para a área da construção civil.  O evento foi realizado durante os dias 02 e 05 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.

Depois de dois anos de pandemia, o evento, que teve sua última edição em 2019, voltou a ser realizado de forma presencial. Superando o número de visitantes das edições anteriores, contou com cerca de 300 expositores, tornando-se o maior evento da construção civil da Região Sul já realizado.

O itt Performance apresentou soluções de desempenho em sistemas construtivos inovadores e convencionais, assim como apoio tecnológico no desenvolvimento de novos produtos para a construção civil. O estande, com quase 70 metros quadrados, contou com alguns equipamentos do Instituto, como, por exemplo, a câmera termográfica posicionada na frente do estande para identificação da emissão de calor. Ela é usada em ensaios de incêndio, onde fica posicionada do outro lado de uma parede que está em chamas, para saber o quanto está irradiando de calor de uma sala a outra e identificar o nível de isolamento térmico que a parede possui.

Todos os laboratórios presentes

No estande também constava materiais usados para ensaios dos seguintes laboratórios:

• Laboratório de Segurança Estrutural (LaSE), com amostras de corpos de prova de concreto (com diferentes tipos de reforço) dos ensaios de compressão e flexão, e barras de FRP em que foram realizados ensaios de tração;
  • Laboratório de Segurança Contra Incêndio (LSCI), com materiais ensaiados na reação ao fogo, junto de amostras dos ensaios de ignitabilidade (manta de lã de pet), incombustibilidade, densidade óptica e SBI (divisória leve);
  • Laboratório de Acústica, Vibrações, Iluminação e Térmico (LaVIT), com os equipamentos que são utilizados para ensaio de ruído aéreo e ruído de impacto em laboratório e em campo, bem como os painéis cobogó acústico, que foram ensaiados na câmara reverberante para determinação do coeficiente de absorção sonora.

A Unisinos também esteve representada por professores e pesquisadores dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, assim como do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Crédito: Melissa Alves/Tecnosinos

Para a coordenadora do itt Performance, Maria Fernanda de Oliveira, o evento foi uma excelente oportunidade para criar conexões com a realidade da indústria da construção civil. “Nesses dois anos de pandemia, entraram em vigor muitas normas técnicas de segurança e outras foram alteradas pela ABNT, onde muitos profissionais e empresas foram em busca do Instituto para identificar essas mudanças.”

A volta ao presencial, que todos estavam ansiando a tempos, trouxe também um termômetro do setor produtivo da construção civil do estado, onde se permitiu criar um panorama da relação entre o itt Performance e as empresas do setor. “Boa parte das empresas que estavam na Construsul já realizaram ensaios no itt Performance e estavam divulgando nos seus próprios estandes o resultado desses ensaios. Levando o nome do Instituto e da Unisinos para além de só um espaço no evento”, destaca Maria Fernanda.

Palestras e novas tecnologias

Durante o evento o itt Performance ministrou um seminário com o tema soluções para sistemas de fachadas em duas palestras: a primeira sobre desempenho acústico e térmico de fachadas; e a segunda a respeito da segurança contra incêndios em fachadas, onde foi apresentado seu mais novo ensaio de teste de fogo em fachada em tamanho real, sendo o primeiro instituto a realizar esse ensaio no país.

Startups também ganharam um espaço no estande

Estiveram presentes no estande, startups voltadas para a construção civil que estão incubadas ou que já passaram pelo programa de incubação na Unisinos: Sinconstruct, Constructin e First Planner.

O foco da Sinconstruct é o serviço de integração do Building Shell na fase de projeto e o gerenciamento de tempo e qualidade da cadeia de fornecimento e montagem de seus componentes com foco especial na estrutura metálica para garantir o perfeito sincronismo da entrega.

Já a Constructin visa o acompanhamento e evolução das obras, onde torna a gestão delas um processo mais barato, ágil e eficiente. Sendo possível visitas virtuais em uma obra e ver cada detalhe em fotografias de 360º dentro de sua plataforma. Acompanhando o desenvolvimento de cada estágio do projeto e sua evolução, podendo também adicionar todo seu time no sistema, anexar documentos e anotar informações diretamente nas imagens.

A First Planner, também visa soluções para monitoramento de obras, porém usando um software de gestão e delegação de tarefas, contando também com cronogramas e monitoramento da progressão de suas obras.