Integração marca encontro de abertura de semestre 2014/2

Unisinos apresenta projetos, perspectivas e números da universidade

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na manhã do último sábado, 30 de agosto, professores, tutores e funcionários foram recepcionados no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã e participaram do Encontro de Abertura do Semestre Letivo, momento que propicia a integração entre os colaboradores e a apresentação à comunidade acadêmica de números da universidade e de seus projetos estratégicos para os próximos anos. O tema dessa edição do encontro foi “Pactuando o nosso futuro”.

Abrindo o encontro, foi exibido o filme “Se essa lua fosse minha”, produzido por alunos do curso de Realização Audiovisual, ganhador do prêmio de melhor curta-metragem do 42° Festival de Cinema de Gramado e do prêmio Piratini no X Congresso da Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (29/08), em São Paulo. O documentário, que aborda histórias de moradores de rua, mostra o compromisso social dos estudantes e emocionou os presentes.

Nossas raízes

Um breve vídeo mostrou algumas imagens dos 45 anos da Unisinos e os 60 anos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Cristo Rei. Em seguida o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, falou sobre a trajetória e as raízes da universidade.

Padre Egydio Schneider, Lino Schaefer e João Libório Schneider deram testemunhos de como tudo começou no campus São Leopoldo, desde a prospecção, negociação e aprovação do local para o campus, a definição do plano diretor do campus com preocupação ambiental e com o bem estar das pessoas e visão arrojada (todo o cabeamento elétrico é subterrâneo) e as obras que deram origem ao que a universidade é hoje. A construção do campus se cruza com a história de vida destes três personagens.

“Nosso sonho de construir uma cidade universitária e o compromisso de iniciar as aulas em 12 de agosto de 1974 nos forçaram a essa realização em tempo célere. Alguns achavam que seria impossível erguer os prédios em tão curto espaço de tempo. Mas conseguimos”, afirmou padre Egídio, que destacou como o momento mais difícil da caminhada o incêndio da antiga sede da Universidade, que aconteceu em 1981, exigindo a construção de mais 2 mil m2 de prédios e que acelerou o processo de transferência de todos os cursos para o campus. “Foi um grande desafio reconstruir sem quebrar as finanças”, lembrou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Lino contou histórias de quando era noviço jesuíta e foi designado para a olaria do CECREI para fabricar tijolos para os primeiros prédios que hoje abrigam as salas de aula do campus. “Eu fiz tijolos usados para construir a Unisinos”, contou Lino, de forma bem humorada.

“Comecei aqui como motorista de caminhão, removendo argila e madeira do campus e trazendo tijolos produzidos com eles no CECREI para usarem na construção”, disse João, que também relatou sua experiência, enquanto eram exibidas fotos antigas no telão.

Olhar retrospectivo e prospectivo

Ao longo da manhã, foram apresentadas reflexões sobre a situação econômico-financeira da Unisinos nos dois últimos quadriênios, além de prospecções para os próximos anos. “Quase 90% do valor principal da amortização dos financiamentos contraídos pela Unisinos já foram pagos”, afirmou Norberto Hoppen, que juntamente com os professores Marcos Souza e Luiz Afonso Montini, a pedido do Reitor, fizeram um estudo da situação da instituição e dos investimentos da Unisinos para o próximo quadriênio. Dentre as estratégias para o desenvolvimento institucional, essa equipe destacou a importância da manutenção do rigor no controle financeiro. E como pontos de atenção: manutenção ou aumento da receita; manutenção da estrutura de custos; manutenção ou aumento do resultado operacional e manutenção e desenvolvimento do perfil de financiamento para P&D&I (via captação não reembolsável).

A decana da Escola de Saúde, Vera Ramires, agradeceu ao grupo envolvido no projeto de criação da graduação em Medicina e apresentou o plano pedagógico desenvolvido para o curso. Destacou que se trata de um projeto regional, em parceria com o Sistema de Saúde Mãe de Deus e com o município de São Leopoldo, e que conta com o apoio de 8 municípios da 7.ª Região de Saúde e de 1 da 8.ª Região. “Na última sexta-feira, 29/08, o município de São Leopoldo recebeu o relatório da comissão avaliadora do Mec, que qualifica o município para sediar o curso de Medicina”, contou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A professora Nêmora Barcellos falou da importância desse novo curso para região. “Hoje temos 1,8 médicos para cada mil habitantes no Brasil, quando o ideal é 2,7. Em São Leopoldo a situação é ainda mais grave, temos apenas 0,8”, explicou.

O professor Celso Peter falou sobre o itt Chip e lembrou que em 2012 75% da população já tinha um aparelho celular. “Cada smartphone tem pelo menos 20 chips de semicondutores”, destacou. Atualmente, 40% da implementação do itt Chip já está concluída, o que traz muitos ganhos em inovação e tecnologia para universidade. O decano da Escola Politécnica, Carlos Moraes, frisou a importância da internacionalização e da relação entre a Unisinos e a Coreia do Sul. “Firmamos uma parceira de dupla titulação com a SKKU para o mestrado em Engenharia Elétrica”. Destacou também a parceria com o Georgia Tech Institute com o qual foi firmado um MOU dia 29.

Indicativos acadêmicos, sociais e econômicos da Unisinos

Na sequência, foram destacados alguns números da Universidade. Durante sua história, a Unisinos já diplomou quase 75 mil alunos e atualmente têm mais de 30 mil estudantes circulando por seus campi. 45% dos 12 cursos de graduação avaliados esse ano por comissões do MEC receberam conceito 5, os demais receberam conceito 4. A importância dos itts foi ressaltada pelo pró-reitor acadêmico, padre Pedro Gilberto Gomes. “Os institutos são prestadores de serviço e se sustentam por si só”, afirmou. Em sua fala sobre os avanços da Unisinos na área acadêmica, padre Pedro enfatizou ainda a maturidade alcançada pelos Programas de Pós-Graduação, que tem horado o nome da universidade com sua excelência acadêmica e suas pesquisas.

Após a apresentação dos indicativos acadêmicos, foi a vez de falar das questões sociais. Os dez anos do Prouni foram lembrados com a exibição de testemunhos alunos prounistas.

São 62.800 atendimentos diretos feitos pela instituição por meio de 20 projetos sociais, que envolvem a comunidade acadêmica em suas atividades. “Os nossos funcionários, docentes e alunos engajados nos projetos sociais não serão mais os mesmos depois de vivenciar essa experiência”, destacou padre Pedro, ao falar da importância da participação de todos nas iniciativas sociais da universidade.

A situação econômico-financeira da instituição e os investimentos foram apresentados pelo pró-reitor de administração João Zani, que destacou: “Esse ano vamos investir cerca de 21 milhões de reais em infraestrutura de ensino, TI e apoio”, afirmou.

Palavra do reitor

O encerramento do encontro foi feito pelo reitor, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, que iniciou sua fala apontando fatos relevantes de 2014, por meio de fotos. Destaque para inauguração da HT Micron, a chegada de um grupo de 56 estudantes angolanos que irão cursar graduação na Unisinos, entre outros momentos.

Padre Marcelo falou das perspectivas para o desenvolvimento institucional e lembrou os 21 projetos aprovados e os 15 que aguardam aprovação, financiados pelo governo, órgãos de fomento e outras instituições. “Todos somos desafiados a conseguir recursos para projetos de ponta, que não podem ser mantidos pelo dinheiro da mensalidade dos nossos alunos”, afirmou.

O reitor ainda lembrou que somos, diariamente, provocados a repensar nossas qualificações. “A partir das tendências globais, que novas competências os docentes e profissionais da Unisinos terão de desenvolver para dar conta da nossa missão? Se queremos ser uma universidade de vanguarda, global, de pesquisa, de invocação tecnológica, que competências e fazer pedagógico teremos de ter, sem esquecer a competência de fundo de sermos humanos e cuidar da nossa humanidade?” E finalizou sua fala reforçando o projeto de universidade, com tecnologia de ponta, mas sem descuidar de suas raízes, e que sabe a importância do diálogo entre tecnologia e inovação e questões humanistas.

Padre Marcelo agradeceu a presença da comunidade em mais um sábado de Abertura de Semestre, reforçando que as pessoas (professores, tutores e funcionários e alunos) constituem o principal ativo da Unisinos, Universidade da qual tem orgulho de ser reitor.

Confira o audiovisual que sintetiza a história da Unisinos e que foi apresentado no Encontro

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar