Ação de intervenção urbana da Unisinos convida comunidade a refletir sobre temas da sociedade

Universidade realiza projeções mapeadas em espaços de grande circulação em Porto Alegre e São Leopoldo

Crédito: Robinson Aronis / Studio Aronis

Quem passou em frente ao campus da Unisinos em Porto Alegre, nessa quinta-feira (12), se deparou com uma ação diferente da Universidade. O objetivo da atividade foi promover uma reflexão coletiva sobre os desafios que movem a sociedade. Através de uma grande projeção mapeada, realizada na fachada externa do campus, a instituição buscou estimular o pensamento crítico da comunidade que passava pelo local, provocando um questionamento.

Fazer as perguntas que desafiam o amanhã sempre foi uma premissa da Unisinos, que está há mais de 10 anos entre as 5 melhores universidades privadas do país. Para o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais da Unisinos, Guilherme Trez, a Universidade é espaço de produção e disseminação de conhecimento, e tem como papel compreender e discutir as questões do mundo com toda a sua complexidade, compreendendo que as dicotomias, o mundo simplista dividido entre pensamento A ou B, não representam o que somos enquanto humanidade. 

“É necessário formar pessoas com pensamento crítico, pessoas que realmente queiram compreender o mundo em que vivemos, e para isso precisamos fazer perguntas. Em um momento em que tantas verdades absolutas se apresentam para nossa sociedade, o contraponto, a análise crítica, a reflexão para a formulação das perguntas que responderão aos questionamentos da humanidade nunca foram tão importantes. Nesse sentido, a Unisinos, como universidade que orienta sua pesquisa para o mundo em busca de respostas para nossa sociedade, reconhece a importância do equilibro entre ciência e cultura.  São elementos indissociáveis para a ampliação da visão de mundo dos nossos alunos”, pontua. 

Essa foi a primeira de várias ações que pretendem utilizar outros espaços públicos tanto em Porto Alegre como em São Leopoldo. Para os próximos meses, estão previstas ações no Viaduto da Borges, no Centro da Capital, e na antiga sede da Unisinos, no Centro de São Leopoldo.

Crédito: Robinson Aronis / Studio Aronis

Confira o vídeo da ação.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar