Visita Técnica da Anpei

Uma ótima oportunidade para conhecer novos ecossistemas de inovação

Crédito: Divulgação

A Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), promoveu uma conferência sobre inovação, no mês de agosto, na cidade de Gramado. Dentro da programação do evento estão as visitas técnicas, que têm como objetivo apresentar aos participantes novos ecossistemas de inovação e possibilitar o network com líderes empresariais de diferentes regiões do Brasil.

Conhecendo a Unisinos

Uma das visitas técnicas da Anpei foi realizada nessa sexta-feira, 17/8, no Campus da Unisinos em São Leopoldo. O grupo foi recepcionado pela diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch. Em seguida, o coordenador dos Institutos Tecnológicos, Sílvio Bitencourt, apresentou o Portal de Inovação para os 35 empresários e representantes da área de inovação que participaram da visita técnica, que aconteceu pela primeira vez na Unisinos. “Aqui vocês terão a oportunidade de conhecer nosso ecossistema de tecnologia e inovação desenvolvido nos PPGs, em grupos de pesquisa, nos itts, nos núcleos de excelência, no Tecnosinos e na Unitec”, destacou Sílvio.

Crédito: Divulgação

Para o coordenador dos Institutos Tecnológicos o importante é perceber como esse sistema permite o desenvolvimento de um espaço de inovação com reflexos no que estado e no país. “O ponto central dessa visita é entender as oportunidades e desafios na aproximação empresa e universidade, e a Unisinos é um bom case, pois consolida diversas soluções para empresas que se propõem a inovar”, enfatizou.

Após a visita ao Portal de Inovação, o grupo seguiu para conhecer dois dos cinco Institutos Tecnológicos da Unisinos. O itt Nutrifor e o itt Chip. No Nutrifor os visitantes conheceram os laboratórios temáticos responsáveis pela realização de pesquisa básica e aplicada e pela prestação de serviços às empresas da área de alimentos e bebida. No Chip foi apresentado o espaço de encapsulamento e teste de semicondutores e prototipagem.

A visita foi finalizada no Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, onde o grupo foi recepcionado pelo CEO Luís Felipe Maldaner, que falou um pouco das parcerias com as empresas. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer a incubadora de startups da Unisinos, a Unitec.