Aula Magna das Escolas de Direito e Humanidades com Jair Krischke

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na segunda-feira, 08/04, ocorrerá a Aula Magna das Escolas de Direito e de Humanidades. O evento abordará os 60 anos do Golpe de 1964 e terá como palestrante Jair Krischke, doutor Honoris Causa pela Unisinos e presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O evento será realizado no Anfiteatro Pe. Werner, no Campus São Leopoldo, e tem início às 19h30. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Miguel Wedy, decano da Escola de Direito, destaca que trazer Jair para a Aula Magna é significativo porque ele teve papel ativo e relevante na defesa dos direitos humanos na história do Brasil, especialmente no período autoritário de 1964 a 1985. “É importante debater o tema, pois a Escola de Direito da Unisinos tem um compromisso histórico com a defesa da democracia e a afirmação dos Direitos estabelecidos com a Constituição de 1988”, declara.

Castor Ruiz, professor da Escola de Humanidades, será um dos debatedores do evento ao lado de Anderson Teixeira, professor da Escola de Direito. Para ele, o convidado representa um paradigma de excelência na síntese de uma vida dedicada à defesa dos direitos humanos. “Jair Krischke dedicou toda uma vida a promover a defesa dos direitos humanos em diferentes situações. Ele tem promovido uma reflexão crítica e consistente sobre os direitos humanos a nível nacional e internacional, criando um acervo histórico reconhecido como patrimônio da ONU e possibilitando inúmeras pesquisas na área dos direitos humanos”, conta.

Sobre o palestrante

Jair Krischke é porto-alegrense, nasceu em 15 de outubro de 1938. É presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH) do Rio Grande do Sul e, desde os anos 1960, atua junto à UNESCO e ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Junto do MJDH, chegou a salvar a vida de cerca de 2 mil pessoas vindas de vários países da América Latina, tendo grande participação nos anos em que aconteceram a Ditadura Militar no Brasil. Após a abertura política nesse período, o MJDH também participou de campanhas e ações contra à Ditadura, entre elas o Movimento pela Anistia, a libertação dos presos políticos brasileiros, a campanha das Diretas Já, a luta pela Constituinte e a Reforma Agrária e a revogação das leis de exceção.

Em 2022, ele foi outorgado com o Título de Doutor Honoris Causa pela Unisinos. Clique aqui e confira como foi a solenidade.

O que: Aula Magna das Escolas de Direito e Humanidades com Jair Krischke;

Quando: 08/04, às 19h30;

Onde: Anfiteatro Pe. Werner – Campus São Leopoldo;

Inscrição: Para realizá-la, clique aqui.