HUB – inovação, liderança e sustentabilidade

Evento ocorre entre os dia 5/12 e 7/12 em Porto Alegre, São Leopoldo e Caxias do Sul

Crédito: Janaína Costa

Esta semana está rolando mais uma edição do Unisinos HUB! São três dias de troca de conhecimento para conhecer a Nova Pós Unisinos em três localidades diferentes. Nesta oportunidade, os participantes do HUB podem conhecer a Nova Pós-Graduação Unisinos, assistir a debates sobre temas de impacto para organizações de todos os segmentos e saber mais a respeito das ofertas de MBAs e Especializações da Universidade.

O Diretor da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação, Alsones Balestrin, caracteriza a Nova Pós como um projeto que forma líderes com formação executiva e profissional. “Se eu fosse fazer um curso, eu gostaria que ele tivesse duas asas. Experiência e solidez na formação acadêmica”, declara Balestrin. E é isso que a Nova Pós oferece.

No primeiro, dia 05/12, quem ficou responsável pela abertura do evento foi o diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America, Peter Kronstrom. Peter falou sobre as megatendências e cenários futuros. “O futuro não existe. O futuro é agora. Somos capazes de construir o futuro que quisermos, precisamos apenas lutar por isso”. declara Peter.

Ainda, Peter falou sobre a tecnologia e o uso excessivo de celulares, mas não vê isso como uma coisa totalmente negativa. “O celular, a tecnologia e a internet faz os governos e empresas ficarem cada vez mais transparentes. Eles não estão gostando muito disso”, ri. “Essa transparência vai fazer com que a corrupção diminua e que, um dia, se torne extinta. Isso vai ser muito mais rápido que a gente imagina”, arrisca sobre o que o futuro nos trará. Por fim, Peter destacou que não devemos lutar contra a tecnologia, “precisamos trabalhar junto com a tecnologia e dominá-la, e não deixar que ela nos substitua”.

Crédito: Janaína Costa

Após a palestra, aconteceram oficinas das seis escolas da Unisinos:

• Escola da Indústria Criativa: Criatividade na prática: novas abordagens para problemas cotidianos, com Paula Visoná e Raimundo Giorgi
  • Escola de Gestão e Negócios: Compreendendo a inteligência emocional e espiritual – o diferencial do profissional do novo milênio, com Soraia Schutel
  • Escola de Direito: Se a Reforma Tributária é a bússola, qual o novo norte para o Direito do Trabalho? Reflexões e críticas à lei 13.467/2017, com Éverson Camargo + convidados do judiciário Dr. Rodrigo Trindade de Souza e Dr. Alexandre Correa da Cruz.
  • Escola Politécnica: Indústria 4.0: Como vamos agir diante da nova realidade?, com Daniel Lacerda e Adriane Thum
  • Escola de Saúde: Business intelligence: uma tendência no cenário em saúde, com Rosália Borges e Vanderleia Cereser
  • Escola de Humanidades: Humanidades e Digitalidade: sujeitos e conexões, com Ederson Locatelli
Crédito: Janaína Costa

Hoje, 06/12, no campus São Leopoldo, o gerente de Meio Ambiente da Natura, Sergio Talocchi, palestra sobre a estratégia e os principais programas da companhia em termos de sustentabilidade. Sua fala abordará tópicos como: relações com as comunidades rurais fornecedoras; EP&L (Contabilidade Verde); Programa Carbono; frentes de reciclagem e logística reversa de embalagens.

No terceiro e último dia, o encontro será no polo de Caxias do Sul com Leonardo Comparsi, business partner para a América Latina da Exopect, que falará sobre a transformação cultural para inovação.

Quer saber mais? Acesse o site do evento.