Oficina de inclusão digital transforma vidas em São Leopoldo

Atividade acontece semanalmente na Antiga Sede da Unisinos e é destinada a integrantes do Fórum de Economia Solidária

Crédito: Divulgação/Projeto Eu-Cidadão

Com o objetivo de qualificar integrantes do Fórum de Economia Solidária de São Leopoldo, o Projeto Eu-Cidadão está promovendo uma oficina de inclusão digital na Antiga Sede da Unisinos. A atividade, que teve início em junho deste ano, já mudou a vida dos participantes.

O artesão Marlon Silveira Lopes decidiu mudar de profissão após participar das aulas. Ele conta que a oficina foi muito produtiva. “No curso eu aprendi a editar vídeos e já consegui fazer muitas coisas. Está rendendo frutos para mim, porque estou ganhando dinheiro com o que aprendi”.

Atualmente, segundo Marlon, ele trabalha criando peças de arte visual e com edição de vídeos. Para o futuro, pretende dar sequência a criação do próprio negócio, um estúdio. “Se tiver mais um curso como este, com certeza vou participar”, diz.

Crédito: Divulgação/Projeto Eu-Cidadão

A doceira Margarete Dias fala que um dos pontos importantes para ela foi a paciência para ensinar. “No curso, eles tiveram paciência de mostrar, de ensinar”. Ela explica que tinha dificuldade para conseguir acompanhar quando algum familiar mostrava como fazer algo no computador ou no celular.

Ela lembra que tentou participar de todas as aulas para aprender. “Achei muito interessante que no projeto, a gente aprendeu a fazer cartões de visita, a baixar o aplicativo”, explica. Ela complementa dizendo que foi uma atividade gratificante. “Nunca é tarde para quem tem o objetivo de querer aprender”.

Crédito: Divulgação/Projeto Eu-Cidadão

Para a coordenadora do projeto Eu-Cidadão, oportunidades como esta são uma forma de ajudar a reduzir a desigualdade e promover o conhecimento. “Percebemos o quanto o conhecimento fortaleceu a autoestima, trouxe pertencimento, confiança e novas possibilidades de geração de renda, como também encurtou distâncias para participação em formações e reuniões online a nível nacional”, avalia.

As oficinas são ministradas por três voluntários da empresa parceira HCL, um jovem aprendiz do Projeto Tecnosociais/CCIAS e uma auxiliar de educador social do Projeto Eu-Cidadão. As atividades acontecem nas sextas-feiras, das 14h às 16h, no CCIAS, Antiga Sede da Unisinos. A turma de Margarete e Marlon finaliza as aulas no dia 26/08, mas Lucelaine já adianta que, em breve, serão abertas novas turmas.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar