Quinta-feira, 28 de agosto, segundo dia do Fórum Brasil-Coreia

Profissionais coreanos estarão presentes na Unisinos para falar sobre novas tecnologias

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desde 2011, a Unisinos promove o Fórum Brasil-Coreia, que objetiva incentivar as discussões sobre o desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação a partir das experiências dos dois países. Em todas as edições, professores sul-coreanos são convidados a palestrar ao público interessado na temática de semicondutores, uma tecnologia que faz parte do interesse estratégico nacional.

Para Carlos Moraes, decano da Escola Politécnica, o fórum possibilita que o Brasil aprenda e evolua com o conhecimento dos profissionais da Coreia do Sul. “Temos uma grande necessidade de crescer em pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em encapsulamento de semicondutores, internet das coisas, entres outros assuntos que serão discutidos”, comenta. Nesse sentido, a Unisinos se beneficia por firmar essas grandes ligações, e um dos organizadores do fórum e coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Elétrica, Eduardo Rhod percebe que, esta troca de conhecimento “representa estar em contato, com o que há de mais avançado em termos de estudos relacionados com a área de semicondutores e tecnologia da informação. Estamos em uma fase de estreitamento com os pesquisadores de universidades coreanas, para concretizar parcerias de pesquisa conjunta entre as nossas universidades”.

Aos alunos, o Brasil-Coreia é uma oportunidade de participar de um evento internacional, dentro do campus da Unisinos. Esse é o segundo fórum que, a mestranda em Engenharia Civil, Iara Fernandes vai participar e ela destaca a amplitude de troca de ideias proporcionada. “É muito interessante poder ver como as pesquisas funcionam em outros países e observar o avanço científico em várias partes do mundo. Dessa troca de experiências, ganhamos rapidez na evolução das ideias e melhorias tecnológicas ao alcance de todos”, fala.

A 4ª edição do fórum acontece entre os dias 27 e 28 de agosto, no Anfiteatro Padre Werner, campus São Leopoldo. Alguns dos objetivos deste ano serão: apresentar e discutir ciência, tecnologia e inovação, desenvolvidas em universidades brasileiras e sul-coreanas; apresentar trabalhos relatando atividades de pesquisa e inovação na área de semicondutores; discutir casos de inovação e aplicação de novas tecnologias nas indústrias brasileira e sul-coreana; e incentivar a inovação nas indústrias brasileiras através da transferência tecnológica como um propulsor ao desenvolvimento de novas tecnologias a partir do estado da arte. Para conferir todas as atividades propostas, acesse a programação do fórum.