GMAP Unisinos em destaque

Grupo de Pesquisa em Modelagem para Aprendizagem conquista bons resultados com o trabalho realizado pela equipe

Crédito: Rodrigo W. Blum

O GMAP da Unisinos é um grupo de pesquisa em Modelagem para Aprendizagem, que trabalha com o desenvolvendo de pesquisa aplicada. A equipe, composta por professores e alunos da Escola Politécnica, atua em diversas áreas ligadas à Engenharia de Produção e à Pesquisa Operacional (Hard e Soft). O grupo trabalha resolvendo problemas reais, contribuindo com o avanço da ciência existente na área. Além disso, compartilha o conhecimento adquirido com os cursos de graduação e pós-graduação relacionados à Engenharia de Produção.

Esse trabalho tem dado frutos e, nesta sexta, 19/10, o mestre formado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistema, Pedro Nascimento de Lima, receberá o prêmio de melhor dissertação, no Encontro Nacional de Engenharia de Produção – ENEGEP. Em sua pesquisa, Lima fez uma análise de decisões estratégicas das principais empresas do mercado de impressão 3D industrial. “A pesquisa simulou computacionalmente diferentes desdobramentos que a indústria pode sofrer em função de decisões estratégicas dos principais fabricantes de impressoras 3D profissionais. Foi o primeiro trabalho brasileiro que aplicou o método RDM para a simulação de decisões estratégicas, abrindo caminho para outras pesquisas que também poderão utilizar o mesmo método. No Brasil são raras as pesquisas que utilizam a Modelagem Exploratória e a análise de Robustez em decisões estratégicas”, explica o coordenador do GMAP e orientador do trabalho, Daniel Lacerda.

Outra conquista do grupo foi o lançamento do livro Análise e Gestão da Eficiência, publicado em setembro pela editora Elsevier. Os integrantes do GMAP autores do livro são Fábio Piran, Daniel Lacerda e Luís Felipe Camargo. “O tema da produtividade e eficiência é central para as organizações brasileiras e para o país, tendo em vista o aumento da competitividade das empresas. No livro são apresentadas as técnicas utilizadas para análise e gestão da produtividade e eficiência. Dentre as técnicas, destacamos a Análise Envoltória de Dados (DEA). Também é apresentado um método de aplicação da DEA. Por fim, são mostrados exemplos práticos de aplicações da DEA e do método explicado no livro”, conta Lacerda.

Ainda em setembro, a grupo foi citado num ranking que publicou o estudo bibliométrico com 1.009 artigos a partir de 1984. A lista foi publicada no International Journal of Production Research, um dos principais periódicos da área de Engenharia de Produção e Gestão de Operações no mundo. Todas as universidades que publicaram artigos de 1984 até 2018, nas bases de periódicos indexados, foram mencionadas.

A Unisinos é a única instituição brasileira que aparece na lista e está em 7º lugar. Já na área de Gestão da Cadeia de Suprimentos e Processo de Pensamento da Teoria das Restrições, a posição é ainda melhor, a Universidade aparece em 3º e 2º lugar, respectivamente. “Constar em um dos principais periódicos do mundo da área de Engenharia de Produção e Gestão de Operações em um estudo bibliométrico amplo materializa esse objetivo. Para o GMAP esse reconhecimento destaca uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida por diversos pesquisadores ao longo do tempo. Ou seja, reforça o papel de destaque da Universidade e do GMAP Unisinos no cenário nacional e internacional”, comemora Lacerda.