Gestores do Hospital São Camilo concluem Programa de Formação de Líderes e Gestão de Equipes

A capacitação é fruto de uma parceria da Unisinos com a instituição hospitalar

Crédito: Rodrigo W. Blum

Os gestores do Hospital São Camilo, de Esteio, receberam nesta quinta-feira, 31/03, os certificados do Programa de Formação de Líderes e Gestão de Equipes. O evento contou com as presenças do prefeito municipal de Esteio, Leonardo Pascoal; da diretora geral do Hospital São Camilo, Ana Boll; dos secretários municipais de Esteio, Adriano Coutinho e Flávia Viecelli, da decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi, da coordenadora do curso de Medicina da Unisinos, Claudia Stadtlober e do coordenador do programa, Alexandre Viegas.

O programa foi desenvolvido a partir da parceria entre o Hospital São Camilo e o curso de Medicina, juntamente com as Escolas de Saúde e Gestão e Negócios, em que foi feito um levantamento sobre as necessidades que a instituição tinha na área de gestão ou de saúde. “O que apareceu com maior força internamente, além de ser uma demanda do hospital, foi que nós fizéssemos um programa de formação de líderes e gestão de equipes. Todas as disciplinas do curso foram construídas em conjunto com o hospital, com base na necessidade real das práticas que eram necessárias”, explica o coordenador, Alexandre Viegas.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Essa é a primeira vez em quase 60 anos que o hospital tem uma formação para o aprimoramento de seu estafe. “A parceria firmada com a Unisinos é muito importante para a fundação. Essa é a primeira de muitas formações que vamos realizar na nossa instituição. Promover educação de qualidade no ambiente hospitalar é muito importante para melhorar cada vez mais a qualidade do nosso atendimento, e, além disso, oportunizar os nossos servidores a terem esse momento no ambiente de trabalho”, destaca a diretora geral do Hospital São Camilo, Ana Boll.

Ao todo, 20 gestores foram capacitados e, para a coordenadora do curso de Medicina, Cláudia Stadtlober, a qualificação dos profissionais da gestão e dos líderes do hospital gera um impacto aos alunos de Medicina e a todos os profissionais que passam por lá. “É fundamental ter essas parcerias e apoiar no desenvolvimento dos lugares que nos recebem, porque se eles estiverem mais bem qualificados, o lugar vai receber e atender melhor o espaço e o campo de prática para nossos alunos”, frisa.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Com esse programa, os gestores puderam compreender o propósito da liderança no contexto hospitalar e o quanto eles podem ajudar com o crescimento das equipes, construindo relações mais positivas e harmônicas. “Eles aprenderam a lidar e gerenciar novos conflitos, negociar, apresentar soluções palpáveis, transformar relações e ambientes de modo mais positivo para que as pessoas possam entregar melhores resultados”, salienta Alexandre.

Unisinos e São Camilo

As instituições firmaram uma parceria em 2018 com o objetivo de possibilitar que estudantes da Escola de Saúde da Universidade possam ter aulas práticas no Hospital São Camilo. Em contrapartida, o hospital receberá recursos da universidade e cooperação técnica para a gestão, além da possibilidade de bolsas para qualificação dos funcionários.