Gastronomia da Unisinos participa da Expointer 2014

Estudantes preparam pratos para o jantar de 500 prefeitos da região

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos tem presença confirmada na Expointer 2014. Nesta quinta-feira, 04 de setembro, dez estudantes, do 2° e 4° semestre do curso de Gastronomia, sob a coordenação da professora Flávia da Silveira, serão responsáveis pela preparação dos pratos de pré-entrada e entrada do jantar que será oferecido para um grupo de 500 prefeitos da região.

O jantar está previsto para às 20h, mas desde às 17h os estudantes já estarão no Parque de Exposição preparando os quitutes. “Nossa intenção foi juntar produtos coloniais do nosso estado com a inspiração da culinária alemã”, afirmou a docente, ao falar sobre a escolha dos ingredientes para compor a culinária dos pratos. Segundo Flávia, esse ano a Expointer está prestando uma homenagem à Alemanha, o que foi determinante na escolha por ingredientes germânicos para compor as receitas.

Vamos ao cardápio: como pré-entrada será servido uma tábua de pães artesanais, entre eles focaccia de linguiça com de alecrim. Além disso, queijo e salame colonial; pasta de kaschimier com zimbro e erva-doce; e espetinho de copa, figada e queijo colonial, compõem as receitas. A entrada contará com um mix de folhas jovens com cubos de abóbora e farofa de charque com vinagrete crioulo.

Vitrine de Carne Gaúcha

Além da presença do curso de Gastronomia da Unisinos, no jantar para os prefeitos, o grupo vai participar do espaço Vitrine de Carne Gaúcha, no sábado, dia 06 de setembro, junto ao estande do Programa Juntos para Competir, parceria entre SEBRAE/RS, FARSUL e SENAR-RS. O espaço, localizado no pavilhão internacional do parque, vai reunir diversas atividades, dentre elas está a Vitrine da Carne Gaúcha.

A atração promove a demonstração de fracionamento de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos, elaboração de cortes, desossa, sugestões de preparo e degustação de pratos produzidos por uma chef de cozinha. O local é composto por uma área envidraçada e refrigerada, cercada por arquibancadas. A sistemática da atividade consiste no ensino de técnicas de fracionamento das carcaças, seguida da preparação de pratos utilizando os cortes, para degustação dos participantes. As oficinas acontecem às 10h40, 14h30 e 16h40.