Fórum Brasil Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação discute a saúde do amanhã

Evento iniciou ontem e segue até dia 14 de agosto

Primeiros painéis

O 5º Fórum Brasil Coreia em Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pela Unisinos, acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, no Campus em São Leopoldo.  Este ano, o foco será na cadeia de semicondutores (chips) e tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à saúde. Para o coordenador do 5º Fórum Brasil-Coreia e professor do programa de pós-graduação em Computação Aplicada da Unisinos, Rodrigo Righi, o evento irá mostrar o que há de mais avançado no mundo em termos de engenharia e computação na área da saúde.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (Pipca) da Unisinos, Cristiano André da Costa, o Fórum é de extrema importância para cada vez mais aproximar o Brasil, que busca desenvolver semicondutores, da Coreia do Sul, que possui grandes empresas na área de Tecnologia da informação (TI). “É uma forma de conciliar especialidades complementares”, acrescenta.

O foco na saúde do 5º Fórum é ainda mais significativo, conforme Costa, porque a TI passou a transformar a forma como o paciente é tratado ao aperfeiçoar e antecipar os diagnósticos dos médicos, proporcionando um atendimento mais rápido nas emergências, reduzindo custos.

O campo da saúde é vasto e só aqui, no Rio Grande do Sul, há uma demanda de insumos e equipamentos médicos, num montante aproximado de R$ 4 bilhões anuais, informa o CEO do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos), Luiz Maldaner. “Mais de 80% dessa demanda é satisfeita com produtos importados de outros estados brasileiros e do exterior. Assim, há um vasto campo para pesquisa e desenvolvimento nessa área que pode ser perfeitamente desenvolvida aqui na região. Essa é uma área nova que pode desempenhar um importante papel no sentido de tornar-se um novo polo de desenvolvimento para o Estado.” O Tecnosinos está junto ao Campus, em São Leopoldo, e sua governança se estabelece entre a Unisinos, empresas e iniciativa pública.

O decano da Escola Politécnica Unisinos, Carlos Moraes, explica que, desde o início do Fórum, em 2011, a ideia era unir a cadeia de semicondutores com a área de TI. Do primeiro ao terceiro fórum, o foco foi os semicondutores que, por sua complexidade, fica distante do grande público. “No entanto, essa era a função dos primeiros fóruns”, reconhece Moraes.

No 4º Fórum Brasil Coreia, já foi consenso que era a hora da TI para aproximar mais o público da academia. Por isso, o 5º Fórum é ainda mais focado na aplicação na área da saúde e suas especificidades. “O que aproxima o público são as aplicações dos semicondutores, como celulares e memórias dos computadores. Os semicondutores são importantes para que os aplicativos avancem”, acrescenta Moraes.

A Escola Politécnica Unisinos foi lançada em outubro de 2012, durante o 2º Fórum Brasil-Coreia, com objetivo de reunir cursos e projetos de várias áreas, integrar ensino, pesquisa aplicada e extensão. O Fórum é um evento institucional da Escola Politécnica Unisinos. Mais informações em: unisinos.br/eventos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar