Foco em Economia

Mestrado Acadêmico em Economia possibilita um campo mais amplo no mercado de trabalho

Foto: iStock

O Brasil vive tempo de crise na política que reflete na economia. Diante desse cenário, o estudo tem se tornado essencial para driblar as dificuldades do mercado. Mas que tal aprofundar seus conhecimentos em Economia? A Unisinos conta com o Mestrado Acadêmico na área.

O Programa de Pós-Graduação em Economia aborda questões relacionadas à organização industrial e à competitividade de setores e aglomerados produtivos locais do parque industrial brasileiro, especialmente os do Rio Grande do Sul. O PPG analisa o processo de integração internacional, através da formação de blocos econômicos, além de acordos multilaterais.

“O Mestrado Acadêmico proporciona a vantagem de um campo de trabalho mais amplo. Possibilita trabalhar em uma empresa e também na vida acadêmica. Além disso, o aprendizado é mais profundo. Diferenciais que contam em um momento em que a economia para de crescer e há um menor número de vagas na área”, afirma o professor do curso, Marcos Tadeu Lélis.

A egressa da Unisinos, Eduarda Correa, buscou aprofundar seus conhecimentos e escolheu cursar o Mestrado Acadêmico em Economia. “Acredito que a Unisinos tem feito parte das minhas conquistas. Com a conclusão do mestrado, sinto-me mais confiante em expor minhas opiniões em relação a questões de economia”, afirma.

Durante o Mestrado Acadêmico, Eduarda realizou a dissertação “Crescimento Econômico e Restrição Externa no Brasil: uma análise a partir da hipótese de Thirlwall”. Ela conta que sempre teve como objetivo realizar algum estudo relacionado à economia brasileira. “O meu desafio passou a ser encontrar um tema relevante, que de alguma forma pudesse contribuir para o debate atual e com viés mais heterodoxo”, explica.

Foto: Arquivo Pessoal

Eduarda conta que o estudo analisa se o balanço de pagamentos constituiu uma limitação para o crescimento econômico brasileiro, dada a razão entre as elasticidades-renda da demanda por exportações e importações, no período que compreendeu os anos de 1995 até 2013, utilizando o arcabouço teórico de Thirlwall.

“As disciplinas que realizei ao longo do curso foram essenciais para a construção da dissertação. Além disso, a Unisinos tem toda a estrutura necessária, da qual destaco a base de dados da biblioteca. Os professores são capacitados e dispostos a esclarecerem as dúvidas que vão surgindo ao longo do caminho”, afirma.

E o resultado de todo o esforço realizado pela egressa, não demorou. No ano passado, ela recebeu o Prêmio Corecon / RS 2015 na categoria Melhor Dissertação de Mestrado. “O prêmio foi o reconhecimento da dedicação e trabalho empenhados na pesquisa, não somente meu como do meu orientador, que me acompanhou e orientou cada etapa”, ressalta.

Para Marcos, o prêmio representa o reconhecimento do trabalho. “O aluno tem que estar focado e a questão de gostar do tema é importante. A Eduarda teve tudo isso, é uma pessoa focada, esforçada e que tem facilidade de aprender”, conclui.

Outras informações sobre o Mestrado Acadêmico em Economia, você confere no site da Unisinos.