Semana da Comunicação debate o erro

Atividades ocorrem até sexta-feira, 6 de novembro

Se o erro ensina, compartilhar experiências que tinham tudo para dar certo e não deram instrui ainda mais. Sob a temática O erro como meio, a 8ª Semana da Comunicação Unisinos é um território de falhas que transformam. O evento iniciou na terça-feira, 3 de novembro, e segue até sexta, 6, nos campi de São Leopoldo e Porto Alegre.

Entre palestras, debates e oficinas que compõem a programação, está o Prêmio Unicos, um reconhecimento aos trabalhos acadêmicos feitos pelos estudantes. Nesta edição, a entrega ocorreu na quarta-feira (4/11), no Anfiteatro Padre Werner (São Leopoldo). As produções passaram pela avaliação de profissionais da Comunicação diplomados pela Unisinos. Das mais de 300 inscritas, 38 foram eleitas campeãs.

Ao abrir a cerimônia de premiação, o aluno de Publicidade e Propaganda Mateus Gobbi, representante do Diretório Acadêmico Túpac Amaru, contou que o tema da Semana foi escolhido a partir de muitos “não sei fazer isso, não faz parte da minha realidade, não é bem assim” ditos pelos estudantes. “Nossa proposta é dignificar e desmistificar o erro”, pontuou. “Queremos que este seja um momento de total aprendizado, comunicação mútua e de qualidade.”

A cerimônia teve como anfitriões Camila Kehl e Rodrigo de Oliveira, locutores da Rádio Unisinos FM, e contou com a participação especial de Vini TupeTi, acompanhado pelo Coral Unisinos.

Saiba mais sobre a 8ª Semana da Comunicação no site.

Palavra de vencedor

Guilherme Rovadoschi estuda Jornalismo na Unisinos e escreveu o depoimento em uma rede social.

“Eu nunca havia faturado o Prêmio Unicos, maior premiação de jornalismo da Unisinos, me tornando parte do que eu chamo de MST (Movimento dos Sem Troféu). […] Na minha pretensão estudantil, desde que entrei na universidade, em 2012, perseguia o pedaço de acrílico – na forma do número um. […] Ano após ano, a expectativa me dominava.”

“Escrevi, sem pretensões, um artigo chamado Picolés e batatas fritas, para a Beta Redação, dirigida pelo estimado Felipe Boff […] Nele, eu colocava a tese que, em momentos de crise, precisamos ter novas ideias e fortalecer os velhos ideais.”

“Ao final da cerimônia, levei o Prêmio Unicos de Melhor Artigo Opinativo e, de quebra, faturei […] o prêmio de Melhor Jornal Empresarial, pela criação da Revista Alles Blau. Com os prêmios, precisarei abandonar o grupo do quase, das promessas, do talvez. Rasguei, para sempre, minha carteirinha do MST.”