Festa do Cinema Italiano 8 ½

Evento internacional terá sessão especial no campus de São Leopoldo da Unisinos na próxima sexta-feira, 22 de agosto

Porto Alegre estará em ritmo de tarantella nos próximos dias. Tudo isso por causa da Festa do Cinema Italiano 8 ½ que acontece na cidade. O evento é uma iniciativa da associação Il Sorpasso em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura e a Embaixada da Itália em Portugal.

O festival, que nasceu em solo português, está em sua 7ª Edição Internacional, a primeira no Brasil. O objetivo do encontro é trazer para exibição e debate uma seleção das mais relevantes produções cinematográficas italianas.

Na sexta-feira, 22 de agosto, às 19h, acontece no campus de São Leopoldo, a exibição do Animazioni, sete curtas de animação selecionados por Andrea Martignoni. A sessão é uma parceria da Festa do Cinema Italiano com o Cine Clube do CRAV da Unisinos. O professor James Zortéa, que vai debater o tema na noite da apresentação, destacou a importância dos estudantes participarem do encontro. “É uma ótima oportunidade para conhecer a recente produção dos animadores italianos, pois a sessão reúne filmes de pequenas produtoras e artistas independentes, que não contam com grandes orçamentos, mas que utilizam tecnologias acessíveis para explorar uma grande diversidade de técnicas de animação e apresentar um panorama do atual imaginário italiano”, explicou.

O encontro será no miniauditório do prédio B, sala 3B216, aberto a alunos e demais interessados. A programação completa da Festa do Cinema Italiano 8 ½ e outras informações sobre o evento na página do festival. Acompanhe essa e outras atividades no site do curso de Realização Audiovisual e no facebook do CRAV da Unisinos.