Missão São Miguel

Curso de História promove atividade que alia conhecimento teórico e vivência local

Sitio Arqueologico de Sao Miguel Arcanjo

Junho será um mês especial para os alunos da graduação de História da Unisinos. Tudo isso por causa do curso de extensão Missão São Miguel: arqueologia e história na formação do RS, que acontece entre os dias 5 e 7 do próximo mês. A atividade proporcionará aos estudantes o contato direto com os remanescentes arquitetônicos da região das missões. A vivência local estimula a discussão sobre temas relevantes ao processo de formação da fronteira sul do Brasil, assim como a formação histórico-cultural do Rio Grande do Sul.

Segundo o coordenador do curso de História e professor e da atividade, Jairo Rogge, essa saída de campo acontece, anualmente, há mais de dez anos, mas há três anos é que a atividade foi formalizada como curso de extensão. “O Missão São Miguel traz aos alunos o concreto apresentado nas disciplinas de Arqueologia e História do Rio Grande do Sul. É uma experiência diferente onde os estudantes podem ver ao vivo e a cores o que ouvem em sala de aula. É uma oportunidade de vivenciar em campo, de estar no local onde a história aconteceu. E também tem a ver com a história da própria universidade, que é jesuíta”, destaca o professor.

Para saber mais acesse a página do curso. As inscrições vão até o dia 04/06 e as vagas são limitadas.