Exposição Nome Próprio na Unisinos

As 15 obras ficarão expostas na claraboia da Biblioteca, no campus São Leopoldo, de 13/10 a 28/10

Crédito: Divulgação

A Unisinos, por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), recebe a partir de quinta-feira, dia 13/10, a exposição Nome Próprio, do artista Alejandro Ruíz e com curadoria de Aline Gonçalves, na claraboia da Biblioteca, em São Leopoldo. São 15 obras que versam sobre a mulher negra, através do olhar e do talento do artista, que são feitas em tinta acrílica sobre tela. Os retratos registram a admiração de Alejandro por essas mulheres e o processo de empoderamento das mulheres negras que foram modelos para as telas.

O coordenador adjunto do Neabi, Wesley de Oliveira, explica que a importância central de trazer para a Unisinos esta exposição é para contribuir com o trabalho do artista – e do movimento negro e feminismo negro – de fazer justiça à figura da mulher negra, sem as objetificar nem as destituir de subjetividade e lugar de fala. “A Unisinos é uma Universidade que busca formar profissionais tão competentes quanto solidários. Promover junto a nossos alunos a equidade étnico-racial é uma ênfase dos valores institucionais. Trabalhando com esta perspectiva, o Neabi Unisinos traz a exposição de arte Nome Próprio para contribuir com a superação da invisibilidade das mulheres negras nas artes plásticas e na diversificação da imagem da beleza feminina, incluindo a beleza negra sem decair em quaisquer estereótipos”, destaca.

Egressa da graduação em Pedagogia, Desireé Carvalho de Souza, é uma das modelos retratadas na exposição. Ela se diz grata em fazer parte do projeto, que considera muito importante. “Quando realizei este trabalho, me encontrei como estudante negra, mas principalmente como mulher negra, queria mudar e fazer a diferença. Quando veio o convite para participar deste projeto, foi incrível conversar e conhecer um pouco das histórias de cada modelo pela voz do Alejandro. Saber que, agora, também terá um quadro meu, me sinto honrada, por saber que eu, que tanto lutei por representatividade dentro da Unisinos, pude ajudar a levar uma exposição de quadros de mulheres negras e, como uma das modelos, é gratificante demais. É saber que estou no caminho certo”, conta.

Crédito: Divulgação

Sobre o artista

Alejandro Ruíz, que se considera brasileiro, nasceu na Argentina e iniciou sua carreira em 1984, quando residia no Uruguai. É formado em Artes Visuais pela UFRGS, fundador e presidente da Associação de Artistas Ateliê Um e professor de artes. Algumas de suas obras já circularam pelo Uruguai e México, lançando-o no cenário internacional.

O que: Exposição Nome Próprio

Data da abertura: 13/10 às 9h