Projetos Sociais e Pesquisas Científicas: O final de ano de alunos do GIL

Crédito: Divulgação GIL/Arquivo Pessoal

Os alunos do curso de Administração – Gestão para a Inovação e Liderança (GIL) participaram no final de novembro de uma atividade de campus no bairro Vicentina, em São Leopoldo, através da Oficina Projeto Social e Sustentabilidade. Juntamente com os acadêmicos dos cursos de Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias, eles estiveram na Comunidade Renascer para apoiar o projeto Pracinhas na Comunidade, que tem por objetivo construir espaços lúdicos para as crianças.

A professora do Programa de Aprendizagem 2 (PA2) do GIL, Isamara Allegretti, destaca o compromisso com o desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos do curso em relação aos desafios de responderem as demandas que emergem nas comunidades próximas à Unisinos. “A Oficina de Projeto Social e Sustentabilidade é uma oportunidade para os alunos estabelecerem trocas de saberes com a comunidade. Ao mesmo tempo em que desenvolvem competências de gestão como captação de recursos, planejamento, gestão de pessoas, liderança e orçamento, entre outras, também desenvolvem competências socioemocionais. O exercício da empatia associado com a compreensão sistêmica da realidade socioeconômica no seu entorno produz gestores conscientes, responsáveis e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, fala.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Divulgação GIL/Arquivo Pessoal

Há três anos, por meio da Oficina, os alunos do GIL iniciaram um trabalho de aproximação com as comunidades que vivem em ocupações no município de São Leopoldo e, há dois anos, o curso se tornou parceiro da Rede Solidária São Leo. A Rede atua em seis eixos, definidos pelas próprias comunidades: captação e partilha de recursos financeiros e materiais; segurança alimentar e nutricional; saúde e ambiente; proteção socioassistencial; informação, formação e participação cidadã digital; e trabalho e renda e proteção jurídica das ocupações urbanas.

Pesquisas científicas também foram apresentadas

Já no início do mês de dezembro, os alunos de ambos os campi do PA2, apresentaram suas pesquisas acadêmicas. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano com estudo de metodologias e colocação em prática com o objetivo de explorar temas ligados à gestão e que trazem contribuições teóricas e práticas.

[Inscrições para Vestibular de verão Unisinos
Crédito: Divulgação GIL/Arquivo Pessoal

A pesquisa científica é importante no processo formativo dos estudantes do GIL. Com ela busca-se que os alunos produzam resultados práticos e acadêmicos aos desafios propostos e os aproximam dos problemas reais do mundo empresarial e da sociedade, estimulando-os a refletir sobre os espaços e atuações profissionais que envolvem o administrador. Confira alguns dos títulos:

• De que forma o Business Intelligence impacta na tomada de decisões das Fintechs (Brenda, Ingrid, Isadora e João Arthur);
  • A importância de um mindset qualificado na formação de um líder profissional (Bernardo, Eduarda e Eduardo);
  • Decentralized Finances: Uma nova forma de lidar com o dinheiro (Fabrício, João, Pedro Thoen e Pedro Macabo);
  • Estudo de Caso: Estratégias de engajamento na Dobra. (Luísa, Julia e Gregor);
  • Percepções sobre a mobilização de ações de RH para equidade de gênero e empoderamento feminino nas empresas SAP e RMMG. (Larissa, Pilar, Laura e Salo);
  • Processo evolutivo de startups: Estudo de casos múltiplos (Felipe Mistura, Felipe Montero e Rafael).