Experimentação e criatividade na Corrida Maluca

Vivenciar atividades pode ser a melhor maneira de escolher o futuro profissional

Foto: Divulgação

No dia 27 de abril, a partir das 14h, acontecerá o Primeiro Workshop do Desafio Corrida Maluca, voltado a crianças cadeirantes e promovido pela Smile Flame em parceria com o Unisinos Conecta. A atividade contará com a participação dos cursos de Design, Design de Produto e Moda e de escolas de Porto Alegre.

Unisinos Conecta

O Conecta busca integrar os alunos do Ensino Médio aos cursos de graduação da universidade. O objetivo é dar aos estudantes a oportunidade de vivenciar as profissões de forma experimental e ao mesmo tempo prática. Ao viver uma experiência diferente do que acontece no cotidiano escolar, os alunos podem descobrir habilidades e aperfeiçoar competências.

Corrida Maluca

A atividade acontece anualmente em Porto Alegre, com cadeirantes usando suas próprias cadeiras de roda como carros para a competição. De acordo com Daniel Mattos, fundador da Smile Flame, a corrida tem dois propósitos centrais: realizar sonhos das crianças e conscientizar a sociedade.

“Nós não estamos preparados em termos de estrutura, não temos espaços acessíveis para entretenimento, e isso resulta em privações aos pequenos”, avalia. “As crianças precisam sonhar para se tornarem adultos mais preparados.”

Além de criar uma data para ser lembrada pela diversão, o desafio quer abrir os olhos das pessoas para mostrar que “a criança cadeirante é tão criança quanto qualquer outra criança”. Ou seja, para construir um ambiente “sem pena e sem preconceito”, como afirma Daniel.

Neste ano, a transformação das cadeiras em carros remodelados, a partir de necessidades e desejos de cada criança, contará com a participação dos alunos do Ensino Médio, em conjunto com estudantes e professores dos cursos da Unisinos.

Workshops

O Primeiro Workshop apresentará a proposta da Corrida Maluca às equipes e contará com a presença dos coordenadores dos cursos de Design, Design de Produto e Moda.

Foto: Divulgação

Os estudantes de Moda irão trabalhar o vestuário para crianças deficientes. Na ocasião, a aluna Natálya Duhart Figueiredo falará sobre seu TCC, que é voltado ao tema. Já os carrinhos serão confeccionados pelo grupo do Design, que usará toda a infraestrutura dos laboratórios para produzir peças que atendam às expectativas das crianças.

“Para a comunidade acadêmica, é enriquecedor poder participar de um projeto que desperta a solidariedade e o engajamento das pessoas na promoção de momentos de alegria às crianças. Este projeto proporciona um grande aprendizado para todos os envolvidos”, explica a professora Gabriela Gonçalves, que integra a equipe do Conecta.

Segundo a docente, quando um aluno de graduação participa de ações como a Corrida Maluca, ele consegue perceber a relação dos conhecimentos adquiridos no seu curso com a realidade da sociedade. “Percebe a relevância da sua atuação por uma sociedade melhor”, reforça. Para Gabriela, com os alunos de Ensino Médio a relação é a mesma: “Independentemente do curso a ser escolhido, é sempre bom poder participar de projetos transdisciplinares que promovam a solidariedade”.

Os próximos workshops serão nos dias 4 e 11 de maio, e no dia 14 do mesmo mês acontecerá a última atividade: a montagem dos carros. Essa etapa será aberta ao público em geral.

Todos os workshops acontecem no Campus Porto Alegre. A corrida está agendada para o dia 4 de junho, na Rua Edivaldo Pereira Paiva, ao lado do Parque Marinha do Brasil, às 15h.