Evento reúne alunos dos cursos da Escola de Saúde para discutir saúde mental

Crédito: Sofia Wolff

Iniciou na segunda-feira, dia 08/05, o I Encontro Regional de Saúde em Contextos Universitários, na Unisinos. O evento busca integrar e promover práticas de ensino entre os alunos e professores dos mais variados cursos da Escola de Saúde e tem nessa primeira edição o foco na saúde mental dos alunos de graduação e pós-graduação.

O encontro contou com palestras realizadas no Anfiteatro Pe. Werner, no Campus São Leopoldo, com abertura da professora Juliana Scherer; da decana da Escola de Saúde, Rochele Rossi; e da gerente acadêmica da Unidade de Graduação, Tatiana Rocha.

Crédito: Sofia Wolff

Ministrada pela professora Ilana Andretta, o tema da primeira palestra da noite foi “Desafios e avanços no cuidado da saúde mental no contexto universitário”. Na palestra, foi discutido como está a saúde mental dos alunos e as dificuldades que a pandemia trouxe para os cuidados na saúde universitária, além de apresentar dados de pesquisa sobre os sintomas e comportamentos dos estudantes pós-pandemia e algumas dicas e ideias sobre o que fazer.  “Tem várias pesquisas que vão nos mostrar, que talvez o período mais importante da nossa vida seja a nossa graduação”, explicou a palestrante.

Crédito: Sofia Wolff

Em seguida, a psicóloga Denise Vieira apresentou a palestra “Preciso de ajuda, e agora?”, onde explicou o serviço e como funciona o NAE – Núcleo de Atenção ao Estudante: “A gente vem trabalhando há alguns anos a respeito da saúde mental dos universitários”, disse Denise. Além disso, ela relembrou uma frase dita por um colega que a marcou durante sua trajetória no NAE, que é a de que devemos “ser gentis conosco”. “Às vezes o momento em que estamos na Universidade, podendo ser um momento hiper saudável, não somos gentis com esse momento. A gente pega o detalhe que é do negativo, aquela prova que eu não fui tão bem e acaba não sendo mais gentil conosco”, descreve Denise.

Crédito: Sofia Wolff

O evento ainda contou com palestras e oficinas no dia 09/05 e encerra hoje, 10/05, com atividades nos campi São Leopoldo e Porto Alegre.