Biologia em destaque

Alunos do Programa de Pós-Graduação recebem reconhecimento na área

Dois alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos estão em destaque na área. Matheus Rocha vai atuar como especialista no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil (CTFB). E a aluna, Ana Lusia Leal, foi premiada durante o Congresso Mundial de Microbiologia Aplicada (World Congress and Expo on Applied Microbiology), que aconteceu de 18 a 20 de agosto, na cidade de Frankfurt, na Alemanha.

Para o coordenador do PPG em Biologia, Victor Hugo Valiati, é fundamental o reconhecimento. “Não devemos desmerecer o reconhecimento local e regional, contudo, nossas metas devem almejar planos maiores. Quando avançamos esses limites geográficos e somos reconhecidos por suas métricas avaliativas, entendemos que estamos no caminho certo na formação de nossos mestrandos e doutorandos”, completa.

Matheus será especialista responsável pelos grupos taxonômicos Cunaxidae no projeto Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. O reconhecimento acontece devido às publicações de sua autoria relacionadas a esses grupos. O projeto foi lançado através de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), com apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O aluno se diz honrado com a oportunidade de fazer parte do projeto. “A participação no projeto coloca sobre mim a responsabilidade de informar a todos sobre novas descrições de espécies das famílias de ácaros no Brasil. Fazer parte do CTFB representa ter o reconhecimento do meu trabalho e de meus colegas no cenário da pesquisa em zoologia nacional”, afirma.

Ana Lusia teve destaque pela qualidade da pesquisa, inovação e significância. O trabalho apresentado no Congresso Mundial de Microbiologia Aplicada foi “Application of microcosms results in bioremediation os Sludge Farms Soil from a Petrochemical WWTP”. Ela conta que teve como objetivo processar melhor os resíduos da estação de tratamento de efluentes, onde a pesquisa está sendo realizada.

“O prêmio de melhor pôster nos deixou muito felizes. É extremamente motivador termos nosso trabalho reconhecido”, conta Ana Lusia que ainda destaca a importância do PPG em Biologia da Unisinos. “Abriu as portas para a realização desse trabalho, com sua infraestrutura e laboratórios muito bem equipados, além de professores de diversas áreas contribuindo em diferentes etapas do projeto”, conclui.

O coordenador do curso ressalta a diversificação do corpo docente que atualmente é formado por Ecólogos, Zoólogos, Geneticistas e Microbiologistas. “Nacionalmente destacamos o reconhecimento pelos pares com mais de 60% de seu quadro de professores/pesquisadores com bolsa de produtividade do CNPq. Internacionalmente pelos inúmeros convênios envolvendo intercâmbios que possibilitam diferentes experiências de nossos discentes”, explica.

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos tem base na produção acadêmica qualificada, inovação e no investimento em profissionais de forte atuação no mercado de trabalho. O objetivo é contribuir para a melhor qualidade de vida na sociedade com foco no meio ambiente. Outras informações sobre o curso você confere na página do PPG em Biologia da Unisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar