Evento discute as contribuições das práticas ESG nas organizações

Palestra abordou a importância de uma gestão mais humana, ética e sustentável a partir da perspectiva do capitalismo consciente

Crédito: Caroline Muller

Uma gestão mais humana, ética e sustentável: com a proposta de elevar a consciência das lideranças para práticas baseadas na geração de valor para todos os stakeholders, o Grupo de Pesquisa ESG Unisinos organizou o evento ESG – Contribuições ambientais, sociais e de governança para uma sociedade mais sustentável. O encontro em formato híbrido foi realizado no auditório da Unitec na última terça-feira, 8/11, e contou com a presença do palestrante Hugo Bethlem, cofundador e chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Crédito: Caroline Muller

O vice-reitor da Unisinos, Artur Eugênio Jacobus, abriu o evento salientando a responsabilidade das organizações no mundo contemporâneo. “As práticas ESG são uma resposta bem-vinda das empresas em tempos de crise climática e social. Precisamos de ações concretas em favor da sustentabilidade do Planeta e a universidade é o local apropriado para aprofundar essas discussões”, afirmou.

Na visão do palestrante convidado, o modelo baseado apenas no lucro e enriquecimento de acionistas não dá mais conta das necessidades atuais: as empresas precisam criar valor para todos e por isso harmonizar o interesse das partes é essencial. “O objetivo do capitalismo consciente é transformar o jeito de se fazer negócios e investimentos para diminuir as desigualdades”, explicou Hugo.

Ao final da exposição, Bethlem propôs uma reflexão para a audiência, ao destacar a importância da integração dos pilares ESG ambiental, social e de governança para gerar mais inclusão, bem-estar e riqueza. “Negócios são sobre vidas e pessoas reais. Qual legado sua empresa quer deixar?”, questionou. O encontro encerrou com um momento de perguntas ao palestrante, mediado pelo professor da Escola Politécnica e integrante do Grupo de Pesquisa ESG, Carlos Alberto Moraes.

Sobre ESG

ESG é uma sigla em inglês que significa environmental, social and governance e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo surgiu em 2004, em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins, que estabeleceu as bases do investimento sustentável.