Encontro de Abertura do Semestre 2022/1

De forma presencial, o evento foi o primeiro comandado pela nova reitoria

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Encontro de Abertura do Semestre 2022/1, realizado nesse sábado, 02/04, foi um momento de confraternização e reencontro. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o tradicional evento da Universidade foi realizado de forma presencial para os colaboradores. A recepção aconteceu no saguão do Anfiteatro Padre Werner com um café da manhã com o reitor, Pe. Sérgio Mariucci, e um momento de integração entre os presentes.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O evento, que acontece semestralmente, apresentou à comunidade acadêmica os números da Universidade e seus projetos estratégicos para os próximos anos. A condução do Encontro foi de responsabilidade do chefe de gabinete, Carlos Alberto Cruz. O início foi marcado pela apresentação de um vídeo que retratou a saudade do campus, em referência ao tempo em que a atuação da Unisinos se fez de forma integral em home office.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na sequência, o reitor deu boas-vindas aos presentes e citou duas imagens: a de Guernica ao falar de milhões de refugiados que tiveram que sair de seus países por conta da violência e a outra da Campanha da Fraternidade com lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’. “É um privilégio e uma alegria poder estar aqui. E para propósito de hoje falar com sabedoria é buscar a realidade dos fatos. Nós temos um profundo amor e compromisso com a nossa Unisinos. E esse amor se reverbera e se revela no trato com dados reais que este é o propósito da abertura do semestre, diálogo com vocês à transparência”, destacou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Perspectiva Acadêmica 2022

O pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, falou sobre a perspectiva acadêmica 2022 em três momentos: dados da Unisinos, uma visão mais ampla para o Ensino Superior Privado e os primeiros encaminhamentos da Universidade. Na oportunidade, citou alguns movimentos da Unisinos, entre eles, o da educação online. “A educação foi transformada pela pandemia, a digitalização veio para ficar. Dessa maneira, a educação online, que foi uma unidade criada anos atrás e que avançou muito, hoje leva essas competências para as duas unidades acadêmicas – UAGRAD e UAPPG – que são também impactadas e transformadas pela digitalidade”, explicou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Resultados

O pró-reitor de Administração, Luiz Felipe Vallandro mencionou os resultados da operação: indicadores econômico-financeiros 2021. Ele iniciou apresentando um contexto macroeconômico e falou do planejamento da Universidade em 2022. “É um prazer estar aqui e, num momento tão singular, é importante termos clareza e entendimento do desafio que nos está posto, com bastante confiança, esperança e trabalho”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Planejamento Estratégico 2022-2025

O vice-reitor, Artur Eugênio Jacobus, abordou os desafios enfrentados pelas universidades comunitárias impactadas pela mudança de cenário e o Planejamento Estratégico pensado pela Unisinos para esse momento. “As estratégias, que estão sendo pensadas, vão ter coerência com a trajetória da Unisinos que conjuga inovação e excelência acadêmica, garantindo a sustentabilidade econômico-financeira da instituição”, ressaltou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Projetos em destaque

Entre tantos projetos que a Unisinos desenvolve, dois foram apresentados durante o evento, oportunidade em que os colaboradores tiveram de saber mais sobre o trabalho desenvolvido.

O projeto de extensão E-CO-LETIVA foi apresentado pelo professor do PPG em Administração, Celso Matos que destacou a sustentabilidade no contexto ambiental, social e econômico. O projeto promove ações para a sustentabilidade, com foco na ODS12 (consumo e produção responsável). E conta com algumas intervenções como a Feira Ecológica, inserções nas escolas de educação básica, mentoria aos produtores agroecológicos, entre outras.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O projeto Tarin, que foi apresentado pelas professoras, Isamara Allegretti e Graziela Andrighetti, é um Programa de Educação e Atenção Humanitária para Migrantes e Refugiados que residem no Brasil, mais especificamente na região de abrangência da Unisinos. Na ocasião, as professoras destacaram as diversas parcerias do projeto que proporcionam a oportunidade de aprendizado a tantos alunos no Tarin.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Decisões com amor e sabedoria

Pe. Sérgio Mariucci fez referência aos projetos apresentados e destacou a comunhão com os propósitos da Companhia de Jesus. “Esses dois projetos ajudam a compreender a nossa Unisinos, como nos colocamos na nossa relação com a sociedade. Nesse aspecto, sabemos da nossa responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento regional, desenvolvimento da economia. Nessa estrada, sabemos que a Universidade muito avançou como sendo uma universidade que desenvolve a tecnologia, a pesquisa focada em tecnologia, processos inovadores e de empreendedorismo. Entretanto, importante que nós, como universidade jesuíta, saibamos o que isso significa e que a inovação e o empreendedorismo não sejam desvinculados da nossa responsabilidade ética com o desenvolvimento e a formação integral”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor ainda ressaltou a importância do papel dos decanos das Escolas na nova gestão e a atuação de qualidade de todos que estão fazendo a Unisinos, enfatizando o valor da instituição. “O amor é a base dos nossos vínculos. O amor é a base do que nós queremos como universidade. O amor está nas várias expressões. Mas o amor não é só doce, às vezes o amor é azedo, às vezes o amor é amargo. E com amor temos que tomar decisões, com muita sabedoria. Então que possamos com amor e sabedoria levar a Unisinos nessa travessia para chegarmos vivos e fortes suficientes para sermos livres”, finalizou.

Encerramento

Após a fala do reitor, houve um espaço para perguntas dos colaboradores, seguido de uma apresentação cultural do projeto Vida com Arte. Por fim, Pe. Sérgio retornou ao palco para o encerramento.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Aos colaboradores que não conseguiram participar de forma presencial, a Unisinos disponibilizou um link com transmissão online.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar