Estudantes do curso de RI apresentam Projetos Integradores

O enfoque foi em Projetos de Cooperação direcionados à Ação Social da Unisinos e em Concurso de Artigos Científicos e Pôsteres sobre o Brasil e as Relações Internacionais

Na última terça-feira, 01 de dezembro, os alunos das turmas de graduação em Relações Internacionais do segundo e quarto semestre, apresentaram seus projetos integradores para duas bancas de professores do curso. O objetivo da atividade foi avaliar suas competências relacionadas à pesquisa, escrita e capacidade oral.

Um dos projetos, relacionado à turma do segundo semestre, foi o 4º Concurso de Artigos Científicos e Pôsteres sobre o tema “Brasil e as Relações Internacionais”. Os alunos discorreram sobre os mais diversos temas relacionados à política externa brasileira, como a participação do Brasil na MINUSTAH, o Conselho de Defesa Sul-Americano e o Histórico de Integração no Cone Sul, todos pontos chave para o entendimento da inserção internacional do país.

Outro projeto integrador, trabalhado pela turma de quarto semestre do curso, tratou da elaboração de um projeto com base no modelo da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Os alunos foram apresentados aos diversos projetos sociais da Ação Social da Unisinos pela Coordenadora de Assistência Social da ASAV, Leila Pizzato. A partir de então, os estudantes se aproximaram de algumas dessas iniciativas, como o Neabi, o Banco de Alimentos, o Vida com Arte, o Chance, o Programa de Reassentamento Solidário ACNUR/ASAV e o Pei. Os alunos buscaram desenvolver projetos de cooperação que possibilitassem novas parcerias com instituições nacionais e internacionais para cada projeto.

Baseada nos princípios da Companhia de Jesus e na missão da universidade, a Unisinos desenvolve diferentes iniciativas de ação social junto à comunidade e grupos em condições socioeconômicas vulneráveis. O trabalho envolve escolas da região, organizações da sociedade civil, movimentos sociais e governos municipal, estadual e federal.

A atividade buscou contribuir com a formação dos futuros profissionais com uma visão humanista e cultural das relações internacionais, um dos pilares do curso de RI da Unisinos. Com as visitas, os alunos tiveram uma oportunidade única de aprendizado e também puderam desenvolver seus conhecimentos na área de RI, como por exemplo, a elaboração de projetos, captação de recursos internacionais, dentre outros.